Um estudo realizado pela empresa de consultoria ManpowerGroup indicou que 65% dos empregos que as pessoas nascidas entre 1998 e 2010 terão ainda não existem. A tecnologia e a globalização que vivenciamos hoje tendem a se intensificar, exigindo novos conhecimentos e habilidades para se adaptar ao novo mundo em constante evolução. Neste cenário, a aula bilíngue se apresenta como uma importante ferramenta para ajudar no desenvolvimento das competências das crianças, futuros cidadãos do mundo.
A aula bilíngue promove o aprendizado de um segundo idioma, condição essencial para ampliar as oportunidades de estudo e trabalho. Além disso, trabalha também o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos.
O inglês é o terceiro idioma com o maior número de falantes, entre as mais de seis mil línguas faladas. O mais falado é o mandarim e o segundo o espanhol. No entanto, a língua inglesa é considerada a mais influente de todas, pois a maior parte dos conteúdos da internet, da comunicação em geral, dos relacionamentos, dos negócios e das relações internacionais envolvem essa língua.
Atualmente, o inglês é a língua nativa de mais de meio bilhão de pessoas no mundo. É também o idioma mais falado por pessoas não nativas e, provavelmente, o único que possui mais falantes não nativos que nativos.
Quanto mais cedo, melhor.
Na verdade, não existe um consenso quanto à idade ideal para se iniciar os estudos em aula bilíngue. Porque desde que nascemos, nosso cérebro já está programado para aprender atividades básicas e isso inclui interagir com uma segunda língua.
Ter acesso à aula bilíngue ainda criança facilita muito o processo de aprendizado, mas isso não significa que alunos de todas as idades também se desenvolvam ao iniciarem o ensino de outro idioma.
Além dos benefícios relacionados às oportunidades que a aula bilíngue proporciona, existem muitos outros. Ao aprender outro idioma, o aluno exercita intensamente o seu cérebro, o que permite desenvolver as habilidades cognitivas. Assim, pode-se aprender mais, mais rápido, e pensar com ainda mais eficiência.
Estudos apontam que aprender outra língua, como o inglês, facilita o reconhecimento de sons e a compreensão das palavras; e o controle do cérebro sobre o reconhecimento de uma língua em relação à outra. Já outras pesquisas mostraram que crianças expostas a duas línguas demonstram uma maior flexibilidade mental, beneficiando o desenvolvimento da criatividade e o aumento da capacidade de adaptação a mudanças e a consolidação de autoconfiança.
Outra vantagem de ter contato com outro idioma é a oportunidade de aprender costumes e comportamentos diferentes dos nossos. Aprender inglês, por exemplo, permite colocar um pé na cultura anglo-saxônica e ampliar seus horizontes. As crianças e os jovens passam a ter acesso a diferentes tradições (como Ação de Graças, Halloween ou St. Patrick’s Day), com uma riqueza cultural diferente e complementar ao mesmo tempo.
O Colégio Integração oferece aula bilíngue para os seus alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, na grade curricular do meio período. Além disso, possui um programa de ensino bilíngue no período integral, com aulas de imersão que realizam um ensino mais dinâmico e aprofundado do segundo idioma.
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