Como é o processo de aprendizagem das crianças

Como é o processo de aprendizagem das crianças

A aprendizagem é um processo constante, contínuo e evolutivo que começa no próprio nascimento e se estende por toda a vida. Estamos sempre adquirindo conhecimentos, habilidades, comportamentos e valores. 

É na infância, contudo, que a aprendizagem torna-se mais importante do que em qualquer outra fase. Nesse momento, o processo de aprendizagem acontece em função das interações da criança com o novo ambiente, das experiências trocadas com as pessoas ao seu redor, da observação e do estudo. 

Apesar de pais e educadores trabalharem constantemente no ensino e educação das crianças, é fato comprovado em pesquisas que nem tudo o que é ensinado é realmente aprendido. Do mesmo jeito que existem coisas que, mesmo sem que sejam ensinadas, as crianças aprendem. 

Isso mostra que, na infância, o aprendizado muitas vezes não é um processo direto. Ele precisa ser estimulado com o entendimento correto do que é realmente atrativo e desafiador para cada criança, de forma individual. 

Por isso, é importante estimular o processo de aprendizagem na infância. Entre outros motivos, para que o indivíduo se habitue a essa relação de aprendizagem ao longo da sua vida. Veja a seguir algumas dicas para incentivar o aprendizado da criança: 

1. Comece cedo, mas com equilíbrio. 

As crianças podem receber estímulos em todos os momentos, inclusive quando ainda são bem bebês. Mas é importante saber dosar para não cometer exageros e acabar desmotivando os pequenos. No começo da vida, o estímulo lúdico é o mais indicado, pois ele garante maior motivação e enriquece o processo de aprendizagem

Essas brincadeiras são na verdade um poderoso aprendizado que ajuda as crianças a desenvolverem a linguagem, a atenção, a expressão corporal e a espontaneidade. 

Algumas sugestões criativas são: jogos educativos como quebra-cabeça e jogo da memória, para a memorização e o raciocínio; leitura de livros de diversos estilos, para a fala e a escrita; e atividades musicais e dramatizações, para a imaginação. 

2. Entenda o aprendizado como um processo contínuo e integrado. 

O processo de aprendizagem envolve aspectos formais e informais. Isso significa que estamos a todo instante aprendendo, seja em casa ou no ambiente profissional. Com a criança acontece o mesmo, a aprendizagem na escola vai além da sala de aula e do modelo tradicional de ensino. 

No ambiente escolar, principalmente, a criança desenvolve seus comportamentos e habilidades influenciada pelos aspectos sociais em que se relaciona, pelo ambiente emocional em que vive e pelo nível de intelectualidade ao qual é submetida. Nesse aspecto, as habilidades socioemocionais estão integradas na aprendizagem dos conteúdos apresentados pela escola. 

3. Aposte na tecnologia como ferramenta do processo de aprendizagem. 

Não podemos falar em processo de aprendizagem sem levar em consideração as diversas tecnologias que fazem parte do nosso dia a dia. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o fator tecnológico pode influenciar positivamente o desenvolvimento das crianças. 

Isso porque a utilização das ferramentas tecnológicas com moderação e supervisão, limites e direcionamento do que deve ser visto pode contribuir para estimular a imaginação e proporcionar os primeiros contatos com a língua escrita, o que ajuda a criar o hábito de ler e pesquisar desde a infância. 

Apresentamos alguns dos fatores que ajudam a compreender e estimular o processo de aprendizado da criança. Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, inclusive como a escola pode participar de forma ativa o processo, fale com a gente.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *