5 dicas para quem vai cursar o Ensino Médio

5 dicas para quem vai cursar o Ensino Médio

Ensino Médio é uma etapa desafiadora, não é mesmo?! Mas também repleta de oportunidades. Afinal, é neste momento que todo adolescente começa a se preparar de forma mais direcionada para a escolha de uma carreira e para o vestibular. 

O friozinho na barriga é comum e super normal. Mas a verdade é que com planejamento, organização e dedicação aos estudos, você vai tirar de letra! Neste artigo, separamos 5 dicas que vão te ajudar a potencializar o seu aprendizado ao longo desses três anos tão importantes.  

 

1. Defina um método de estudos 

Estudo intercalado, mapas mentais e resumos são algumas das possibilidades para dar conta de todas as matérias. Esses e outros métodos desenvolvidos por especialistas podem ser facilmente aplicados na sua rotina desde o primeiro ano e te ajudaram muito lá na frente, quando for a hora de realizar a prova do ENEM e os vestibulares. 

Vale dizer que não existe técnica melhor ou pior. Existe aquela que se encaixa melhor ao seu perfil e, consequentemente, funcionará dentro da sua rotina. 

Administrar o tempo, ter autocontrole na resolução dos exercícios, entender e fixar o conteúdo, esses são alguns dos desafios comuns a todos os estudantes e que podem ser desenvolvidos da melhor maneira quando são identificados. 

Ao entender qual o seu processo ideal para aprendizagem e quais questões precisa trabalhar mais fortemente, a escolha da técnica de ensino adequada fica mais simples.  

 

2. Leitura é essencial 

A leitura é muito importante para a formação de bons estudantes e profissionais acima da média. Esse é um hábito que precisa ser estimulado desde a infância, intensificado ao longo do Ensino Médio e, posteriormente, na vida adulta. 

Tenha em mente que saber interpretar corretamente os enunciados é meio caminho andado em uma prova. E, de maneira geral, a dificuldade que muitos estudantes apresentam no momento de interpretar textos é resultado de, entre outras questões, uma leitura desatenta e de pouco conhecimento na língua portuguesa.  

No entanto, esses pontos podem ser trabalhados por meio da leitura. Além de enriquecer ov vocabulário, ler auxilia no desenvolvimento das habilidades de escrita e interpretação de texto. E mais: fortalece a memória, estimula a criatividade e o senso crítico, entre inúmeros outros benefícios. 

 

3. Tenha organização 

Além de aproveitar ao máximo as aulas, será preciso um bom plano de estudos para dar conta de todo conteúdo sem sufoco – desde o primeiro ano. 

Para começar, tenha um ambiente propício aos estudos, tranquilo e sem distrações. Depois, organize um cronograma, determinando quantas horas por dia irá estudar e como fará a divisão por matérias. Uma boa dica é sempre priorizar as matérias que você tem mais dificuldades. 

Esse comprometimento fará toda a diferença no momento do vestibular ou, até mesmo, ao se inserir no mercado de trabalho no futuro. 

 

4. Foco nos simulados 

Os simulados têm papel similar, mas vão além. Mais do que avaliar o seu conhecimento sobre as matérias estudadas, eles possibilitam aos estudantes vivenciar o mais próximo possível de um dia de prova – seja Enem ou vestibular. 

Com a realização dos simulados ao longo do Ensino Médio, é possível, entre outros pontos, estabelecer estratégias de gerenciamento do tempo. O objetivo aqui é responder todas as questões com calma, mas dentro do tempo proposto. 

E quando o assunto é prova e gestão de tempo, o preparo psicológico conta muito, não é mesmo? Então quanto mais o aluno vivencia uma situação similar, mais sua mente entenderá aquele momento como rotineiro, minimizando a ansiedade. 

Mas para que os simulados cumpram a sua função, eles precisam ser efetivamente levados a sério. Portanto, dedique-se como se fosse dia de prova oficial. 

 

5. Resolva os exercícios propostos 

Seu empenho e dedicação são a chave principal para o seu progresso não só nas aulas, mas principalmente nos estudos extraclasse. 

Por isso, nunca busque apenas por atalhos. Uma dica simples e muito efetiva para os alunos do Ensino Médio é: resolva todos os exercícios propostos pelo professor. 

Desta forma, será possível avaliar se o conteúdo está claro na sua mente, quais são os pontos que ainda precisam ser melhor trabalhados em cada matéria e ajustar seu plano de estudos sempre que necessário. 

Lembre-se de anotar as dúvidas e conversar com o professor para um melhor direcionamento do seu processo de aprendizagem. 

Neste sentido, os exercícios auxiliam a fixar melhor o conteúdo trazido pelo professor. 

Faça o primeiro comentário a "5 dicas para quem vai cursar o Ensino Médio"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*