Dicas importantes para quem vai fazer o Ensino Médio

Dicas importantes para quem vai fazer o Ensino Médio

Chegou a hora do Ensino Médio! A fase escolar mais importante antes da faculdade, aquela que mais desafiará o aluno e também a que mais o ajudará a escolher sua futura carreira. 

Por isso mesmo, é comum nessa fase o aluno ter um pouco de ansiedade e preocupações. Mas é possível atenuar esses sentimentos para se preparar bem para o vestibular. A seguir listamos algumas dicas interessantes que vão ajudar os alunos do Ensino Médio a estudarem com mais eficácia e resultados. 

 

1. É importante definir como serão os estudos, o método  

Intercalar o estudo das matérias, fazer mapas mentais e resumos ajudam a absorver todo o extenso conteúdo. Ao aplicar esses métodos em sua rotina de estudos, você terá mais possibilidades de se sair bem nas provas do vestibular e ENEM. 

Ao utilizar diferentes métodos, o aluno poderá avaliar quais deles se encaixam melhor ao seu perfil e ao seu ritmo de estudos, e assim poderá aplica-los a sua rotina. Dessa forma, poderá administrar melhor o tempo, apreender e fixar melhor os conteúdos. 

 

2. Leia sempre para melhorar o vocabulário e a interpretação  

Não apenas para os desafios do vestibular, mas por toda a vida acadêmica e profissional, a leitura é essencial. Desenvolver esse hábito é muito importante desde a alfabetização e imprescindível no Ensino Médio. 

Quanto mais se lê, mais se desenvolve a capacidade de interpretar de forma correta os textos, e isso inclui os enunciados das provas. Muitos erros em questões advêm da incorreta interpretação do texto.  

Por isso, a leitura é essencial para ajudar na interpretação e também na produção de texto, pois aumenta o repertório de vocabulário. 

 

3. Tenha organização 

O melhor aproveitamento das aulas e a maior retenção do conteúdo dependem de uma boa organização. Começando pelo ambiente de estudos, um local que não tire a atenção do aluno e que não tenha barulho.  

Além disso, ter uma agenda organizada, com os horários e as matérias que serão vistas, contribui bastante para aumentar a performance do estudo.  

Mas, de nada adiantará a organização se o aluno não estiver comprometido em segui-la. Disciplina e foco são fundamentais. 

 

4. Foco nos simulados 

Os simulados são importantes para preparar o aluno e permitem que ele faça uma avaliação do seu desempenho nesse tipo de prova. Além disso, dão experiência e vivência ao aluno em situações bem parecidas com as dos vestibulares e do ENEM. 

Para aproveitar melhor a participação nos simulados, o aluno pode traçar estratégias diferentes de resolução e tempo para ver qual é a que mais se encaixa no seu perfil. 

É igualmente importante que o aluno encare o simulado como um vestibular, desde a preparação até a efetiva realização da prova. 

 

5. Pratique a resolução dos exercícios  

A melhor maneira de se sair bem nas provas é se dedicando também à resolução dos exercícios que são propostos pelos professores.  

Fazendo os exercícios, o aluno tem a chance de ver se compreendeu o conteúdo que foi passado, onde precisa melhorar e quais são as suas dúvidas. Por isso, é preciso anotar tudo que não foi entendido para tirar as dúvidas com o professor. 

Faça o primeiro comentário a "Dicas importantes para quem vai fazer o Ensino Médio"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*