Muitos alunos sofrem com a ansiedade pré-provas escolares e até na faculdade. Isso já aconteceu com você?
Você tem estudado muito para o seu teste de química. Mas assim que você recebe a prova ou senta na sala de aula, sua mente fica em branco. Além disso, você nota suas palmas suadas e um buraco em seu estômago.
Se esses sinais clássicos de ansiedade pré-provas soarem familiares, suas notas e pontuações de teste podem não refletir suas verdadeiras habilidades.
A boa notícia é que temos algumas dicas para gerenciar a ansiedade pré-provas antes e durante os fins de bimestre e de ano.
O que é ansiedade pré-provas?
Embora seja completamente normal se sentir um pouco nervoso antes de um teste, alguns alunos podem ser paralisados por uma crise de ansiedade.
Inclusive, o Brasil é um dos países com os mais altos índices de pessoas com crises de ansiedade, conforme uma pesquisa conduzida pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.
Pensamentos descoordenados, incapacidade de concentração ou sentimentos de pavor podem combinar-se com sintomas físicos. Como batimentos cardíacos rápidos, dor de cabeça ou náusea.
Seja o ENEM, um teste rápido de história ou uma importante prova de final de ano, a ansiedade pré-provas tem o poder de fazer desmoronar semanas e meses de trabalho duro.
É possível superar a ansiedade pré-provas?
Sim, pode respirar aliviado por aí. Pois existem várias estratégias que ajudam a reduzir a ansiedade pré-provas e aumentar seu desempenho no dia do teste.
Leia também: Os hábitos de um estudante de alto desempenho
Lembre-se: um pouco de nervosismo antes de um teste é normal e pode ajudar a aguçar sua mente e concentrar sua atenção.
Além disso, a ansiedade pré-provas pode afetar qualquer pessoa, seja você um estudante do ensino fundamental ou médio, um aluno universitário ou até um profissional que tem que fazer testes para o avanço ou certificação da carreira.
Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a reduzir a ansiedade na hora de fazer uma prova importante:
1) Aprenda a estudar de forma eficiente
Converse com seus professores ou veja se sua escola já não oferece simulados ou outros recursos que podem ajudá-lo a aprender técnicas de estudo e estratégias de teste.
Assim você se sentirá mais relaxado se estudar sistematicamente e praticar o material que vai cair em um teste.
2) Estude cedo e em lugares parecidos
É muito melhor estudar um pouco ao longo do tempo do que adotar uma rotina intensa de estudos de uma só vez.
Além disso, passar seu tempo estudando nos mesmos lugares ou em locais parecidos com aquele onde você faz ou vai fazer suas provas. Pois a familiaridade pode ajudá-lo a lembrar as informações que você precisa na hora do teste.
3) Estabeleça uma rotina pré-provas consistente
Aprenda o que funciona para você e siga os mesmos passos cada vez que se preparar para fazer um teste.
Pois isso aliviará seu nível de estresse e ajudará a garantir que você esteja bem preparado.
4) Fale com seu professor
Certifique-se de entender o que vai estar em cada teste e saber como se preparar.
Além disso, deixe seu professor saber que você se sente ansioso quando faz uma prova. Assim, ele ou ela pode ter sugestões para ajudá-lo a ter sucesso neste momento.
5) Aprenda algumas técnicas de relaxamento
Para ajudá-lo a manter a calma e a confiança antes e durante o teste, execute técnicas de relaxamento.
Aposte em respiração profunda, relaxamento dos músculos, meditação e outras técnicas. Também vale se concentrar, fechando os olhos, e imaginando você indo muito bem na prova em questão.
6) Não se esqueça da boa alimentação
Seu cérebro precisa de combustível para funcionar. Por isso, capriche na alimentação e na hidratação nos dias de prova.
Evite bebidas açucaradas, como refrigerante, que podem fazer com que seu açúcar no sangue tenha um pico e depois caia, o que pode gerar uma certa letargia. Assim como bebidas com cafeína, como bebidas energéticas ou café, que podem aumentar sua ansiedade.
7) Faça algum exercício
Tire alguns minutos do seu dia antes de provas importantes para fazer alguma atividade física. Exercícios aeróbicos regulares, e exercícios no dia do exame, podem ajudar a liberar a tensão.
8) Durma bem para evitar a ansiedade pré-provas
O sono está diretamente relacionado com o desempenho acadêmico. Por isso, pré-adolescentes e adolescentes precisam dormir regularmente e sólidos.
Assim como os adultos também precisam de uma boa noite de sono para garantir um ótimo desempenho no trabalho.
9) Mantenha sua autoestima fortalecida
Além de tudo isso, é importante que você trabalhe continuamente para fortalecer sua autoestima.
Instituições de ensino como o Integração possuem recursos específicos para isso. Aqui, por exemplo, além de desenvolver o pensamento analítico e crítico, o aluno entende que, com a ajuda de outros, é possível ir mais longe.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é um destes recursos. Através das atividades do LIV o Integração promove o desenvolvimento das habilidades sócio emocionais no ambiente escolar.
Dessa forma, fica mais fácil preparar o aluno-indivíduo para encarar seus desafios diários, permitindo que ele enxergue suas relações e conflitos a partir de outra perspectiva.
Assim, pode agir dentro de suas possibilidades individuais – como em um momento de ansiedade pré-provas. Venha conhecer tudo o que o Integração oferece para garantir um futuro promissor para você:
Faça o primeiro comentário a "9 dicas para lidar com a ansiedade pré-provas escolares"