A arte faz parte da vida e da história de todos nós. Através das manifestações artísticas como teatro, dança e música, o Homem tem a oportunidade de expressar suas ideias e sentimentos. Por outro lado, quem está exposto a tais manifestações, tem a chance de ampliar seus conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo.
A expressão através da arte é inerente ao ser humano, desde muito cedo: a criança, por exemplo, mesmo antes da escrita, já se expressa através dos desenhos coloridos. Uma ação que dá ao seu cérebro noções de movimentos e espaços que serão muito úteis na sua alfabetização.
Saindo da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a arte está presente na dança, teatro, música e artes visuais, atividades determinadas pela Base Nacional Comum Curricular.
Por isso, quanto mais envolvidos estiverem os estudantes na criação e assimilação da arte, maiores são os benefícios para a sua formação plena, incluindo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, habilidades motoras, linguagem, criatividade e pensamento crítico.
Os benefícios da arte para o aluno
Diversas pesquisas apontam resultados benéficos para a utilização das artes no ambiente escolar. Estudantes que têm contato com programas de arte por, pelo menos uma vez por semana, desenvolvem habilidades orais, de escrita e de matemática superiores. Aprimoram a forma de pensar, analisar e solucionar problemas. Desenvolvem a criatividade e a capacidade de desenvolver ideias originais.
É importante destacar o relatório da rede americana Arts Education Partnership, que reuniu 62 estudos sobre as práticas artísticas. As atividades ligadas à arte contribuíram para ampliar as noções de layout, perspectiva e equilíbrio dos alunos. Além disso, também foram benéficas para disciplinas como matemática e ciências.
Outra relevante pesquisa, realizada pela revista acadêmica belga Frontiers in Psychology, revelou que a prática das manifestações artísticas afeta positivamente o humor e o bem-estar dos estudantes, diminuindo o estresse.
Veja a seguir algumas vantagens das diferentes manifestações artística no ambiente escolar:
Artes plásticas
Provavelmente a primeira expressão artística, pois começa a se manifestar assim que a criança pega na mão o lápis de cor para desenhar. Sua expressão estimula a observação, o senso estético, a criatividade, e a imaginação.
Música
Através da música, é possível fazer novas conexões cerebrais para o aprendizado de novos idiomas. Praticar ou ouvir música acalma, relaxa e diminui o estresse. Estudar ouvindo música adequada baixa, pode aumentar o desempenho cognitivo também.
Teatro
As artes cênicas incentivam no aluno o autoconhecimento e a socialização. Trabalha outros aspectos importantes como a autoestima, a autonomia, a motricidade e a concentração. Outro benefício é a possibilidade de trabalhar e aperfeiçoar a dicção e a capacidade de se comunicar.
Dança
Manifestação artística muito ligada à saúde e ao bem-estar, a dança ajuda a manter o corpo ativo, amplia a capacidade de expressão e estimula a socialização. Além disso, desenvolve como nenhuma outra as noções de espaço e equilíbrio.
As artes no Colégio Integração
Entre os núcleos de projetos especiais, o Colégio Integração oferece aos estudantes modalidades na área de arte, que permite desenvolver e cultivar seus talentos enquanto promove reflexão, cultura e sensibilidade por meio desta linguagem de expressão. Proporcionando aos estudantes o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades sociais, trabalho em equipe, liderança e cooperação.
Faça o primeiro comentário a "O papel das Artes no desenvolvimento escolar"