A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que foi idealizada para conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância do respeito à natureza.

Assim, é essencial adotar o compromisso de cuidar bem do nosso planeta. Além de disseminar cada vez mais a conscientização sobre as questões que afetam o meio ambiente.

Como o aumento da poluição do ar, o aquecimento global e as mudanças climáticas. Todos problemas graves, que exigem ação imediata.

Por isso, é imprescindível aprender a cuidar do nosso meio ambiente. Assim como incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Então continue lendo para saber mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente!

O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente e quando é comemorado?

A data é comemorada anualmente no dia 5 de junho. É o momento em que comunidades e países de todo o mundo espalham a conscientização sobre a conservação da natureza.

Além da importância de reduzir os efeitos negativos sobre o meio ambiente através de várias campanhas e eventos públicos.

O evento também incentiva o público a participar das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente. Assim, é possível descobrir como fazer sua parte para proteger e preservar o meio ambiente.

Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é importante?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é importante para conscientizar sobre a promoção e a preservação do meio ambiente.

É justamente quando ambientalistas e conservacionistas promovem como certas contribuições fizeram a diferença. O que pode incentivar muitos a seguir o exemplo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sua grande missão é envolver empresas, governos, celebridades e cidadãos para contribuir para questões ambientais urgentes.

Com as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, pode ser possível promover mudanças globais formando uma ampla comunidade, voltada para o bem-estar do meio ambiente.

Além disso, a ocasião incentiva todos a pensar em novas formas de:

  • Reduzir o consumo de recursos naturais,
  • Desenvolver modelos mais verdes,
  • Tornar-se cada vez sustentável,
  • Proteger espaços de vida selvagem,
  • Educar e inspirar as crianças a viver em harmonia com a natureza. Assim, elas podem se tornar grandes protetoras e defensoras de um futuro mais verde.

Qual é a história do Dia Mundial do Meio Ambiente?

A data foi criada para conscientizar o público sobre várias questões ambientais, como aquecimento global, desmatamento, poluição plástica e gases de efeito estufa.

A ideia surgiu durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 1973, quando foi introduzida pela primeira vez através de várias campanhas efetivas.

O objetivo deste dia era conscientizar o público sobre como eles, juntos, poderiam desempenhar um papel enorme na preservação do meio ambiente. Algo que continua cada vez mais atual

Curiosidades sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Aqui estão alguns fatos importantes (e divertidos) sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente que todas as crianças (e os adultos também) devem saber.

  • O Dia Mundial do Meio Ambiente tem seu próprio hino;
  • Mais de 80 trilhões de latas de alumínio são recicladas todos os anos, e apenas uma delas é suficiente para alimentar uma TV por 3 horas;
  • Mais de 100 países estão envolvidos nas campanhas de divulgação pública do Dia Mundial do Meio Ambiente;
  • Um relatório do WWF apontou que, de acordo com o ritmo de crescimento atual da população, estima-se que a humanidade precisará de três planetas para sustentar a vida até o ano de 2050;
  • O desperdício de alimentos em todo o mundo contribui para 14% das emissões globais de carbono;
  • Não há uma maneira de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cada país celebra a data de diferentes formas. Como desfiles, programas de divulgação ambiental, comícios de rua, shows, entre outros;
  • Cerca de 27 mil árvores são cortadas todos os dias para suprir a crescente demanda por papel higiênico.

O que você pode fazer pelo meio ambiente:

O Dia Mundial do Meio Ambiente pode ser o ponto de partida para uma série de oportunidades para cada um de nós fazer um pouco pelo planeta. Mas isso não significa que precisamos esperar até 5 de junho para agir. Afinal, há tantas coisas que podemos fazer:

  • Trocar o carro e ir de bicicleta ou caminhando para a escola ou para o trabalho,
  • Separar o lixo em casa para ajudar na reciclagem de lixo não orgânico,
  • Pedir às autoridades locais para melhorar os espaços verdes em nossa cidade;
  • Desligar as luzes e os eletrônicos que não estão em uso;
  • Escolher eletrodomésticos que ajudem a economizar dinheiro e recursos naturais durante o seu funcionamento;
  • Nunca queimar lixo, pois isso contribui diretamente para a poluição do ar;
  • Não comprar animais silvestres;
  • Não desmatar áreas protegidas;
  • Evitar o consumo excessivo e o desperdício, entre outros.

Aqui no Integração, nossos alunos recebem informações e dicas para entender seu papel e sua relação com o meio ambiente. Você pode conhecer algumas delas – é só seguir a gente nas redes sociais!

Então siga o Integração no Instagram já – clique aqui!

Faça o primeiro comentário a "A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*