A importância do esporte na escola

A importância do esporte na escola

O desenvolvimento de atividades esportivas na fase escolar é uma prática cada vez mais presente nas instituições de ensino do Brasil. Além de fazer parte do próprio processo educacional, o esporte traz muitos outros benefícios para crianças e jovens. 

A disciplina de Educação Física há muito tempo está presente de forma obrigatória nas grades curriculares.  No entanto, muitas escolas vão além, oferecendo atividades esportivas extras que contribuem para o pleno desenvolvimento do aluno.  

Essa prática vai ao encontro do que diversos especialistas atestam. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por exemplo, recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física diariamente. Isso porque o esporte tem um papel fundamental na formação infantojuvenil, para auxiliar no desenvolvimento físico e motor, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais. 

Dessa forma, a atividade física vai além de um simples exercício de descontração e lazer, devendo ser considerado um importante instrumento pedagógico. Porque tem a capacidade de contribuir na formação social e intelectual dos estudantes, através de experiências práticas que desenvolvem habilidades individuais, estimulam a capacidade cognitiva e incentivam o trabalho em equipe. 

Os benefícios do esporte na escola são diversos. Começando pelo combate ao sedentarismo, problema cada vez mais presente no estilo de vida atual que vivemos, com uso excessivo de  celulares, notebooks e tablets 

Outros benefícios da atividade física regular na escola são o aumento da consciência corporal, a imunidade e a resistência muscular. Praticar esportes auxilia na formação do aparelho cardiorrespiratório, no aumento da circulação sanguínea e em uma maior oxigenação do cérebro. Ajuda a combater o estresse e a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar. 

A prática da física também colabora para o desenvolvimento social e emocional das crianças e dos adolescentes, através da interação com os colegas da mesma idade. Atuando em equipe, eles trabalham valores como a resiliência e a empatia, e aprendem a respeitar os limites e as diferenças entre si. Além desses, outros valores são aprendidos com a prática regular do esporte nas escolas: o cumprimento de regras, a tolerância, a persistência, saber esperar a sua vez, saber ganhar e também saber perder, sem descontar suas frustrações nos concorrentes.  

Finalmente, o esporte também propicia sensações de prazer, emoção e adrenalina. Os alunos se sentem incentivados a participar das atividades propostas, pois a sensação de bem-estar é automaticamente identificada pelo cérebro.  

Outro ponto positivo da atividade física é que seus resultados são sentidos no presente e no futuro também. Segundo pesquisas, uma única sessão de exercício moderado de crianças com 9 e 10 anos de idade pode alterar a atividade eletroencefalográfica e melhorar o raciocínio em testes de desempenho acadêmico. 

Estudos realizados pelo americano James Hillman, psicólogo com fama internacional e autor de diversos livros, reforçam a tese de que o exercício físico aeróbico é capaz de aumentar o estado de atenção em avaliações, com melhores resultados nas tarefas e compreensão mais clara da leitura. 

Em seu projeto pedagógico, o Colégio Integração reconhece o potencial e a importância do esporte na formação do aluno e na construção dos seus valores. 

Dentro desse pensamento, oferece aos alunos a prática de atividades extracurriculares, podendo escolher até três modalidades entre esportivas e culturais, sem nenhum valor adicional na mensalidade. 

Estão disponíveis, entre outras, aulas de natação, futebol e vôlei, entre muitas outras modalidades.  

Ação, superação e integração. Mais que um slogan, uma filosofia presente no dia a dia do Colégio Integração, inclusive na prática esportiva. 

Faça o primeiro comentário a "A importância do esporte na escola"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*