A importante presença da Robótica na escola

A importante presença da Robótica na escola

A aplicação da Robótica no currículo escolar é hoje uma forma importante, e até mesmo indispensável, de estimular o pensamento lógico e criativo, a experimentação e o trabalho em equipe. 

Essa tendência, que já podemos considerar mudança estabelecida, ensina com eficácia e diversão, contribuindo para o aprendizado multidisciplinar, desenvolvendo as habilidades do aluno, estimulando sua curiosidade e colaborando para o seu desenvolvimento como um todo. 

Afinal, as gerações atuais já estão habituadas ao uso da tecnologia, pois estão expostas a ela desde que nascem. Contribuir para o seu desenvolvimento é, portanto, aperfeiçoar o processo de aprendizado e vivência. 

Veja a seguir de forma mais detalhada alguns benefícios do ensino da Robótica. 

 

Exercita o aprendizado em diversas áreas 

O ensino da Robótica atua na promoção de diversas áreas do conhecimento, muitas vezes de forma integrada: tecnologia, ciência, artes, engenharia e matemática são as principais delas. Além disso, incentiva o trabalho em equipe e a autoconfiança, aspectos positivos que são utilizados por toda a vida escolar e profissional. 

 

Incentiva o bom relacionamento e o trabalho em equipe 

A Robótica permite que os alunos explorem as suas habilidades dentro do grupo, respeitando as diferenças e qualidades de cada participante. Ao lidar com a resolução dos problemas, eles também aprender a ter mais organização de ideias, a gerenciar o tempo e a controlar suas emoções. 

 

Desenvolve o raciocínio lógico 

Fundamental dentro da Robótica e diante de inúmeras situações acadêmicas e profissionais, o raciocínio lógico é trabalhado constantemente. Os alunos são desafiados a criar soluções pensando de forma estruturada, conexa e lógica, para buscar as melhores estratégias de ação. 

 

Estimula o pensamento criativo 

Na Robótica, a busca das soluções envolve também o uso intensivo do pensamento criativo. Muitas vezes, a criatividade permite que o aluno encare o problema proposto sob outro ponto vista, estimulando um pensamento mais amplo e abrangente sobre todo o processo e não apenas parte dele.  

O Colégio Integração promove o ensino da Robótica desde 2009, com a Equipe Equilibrium. Ela está entre as 17.100 equipes do mundo!  Representa São Vicente e o colégio de forma bem-sucedida em diversas competições oficiais pelo Brasil (FIRST LEGO LEAGUE, Climate Connections, Smart Move, Body Foward, Food Factor, Senior Solutions). 

Os alunos começam pelos projetos mais simples onde assimilam conteúdos, aprendem a trabalhar com engrenagens e pequenos motores. E então vão evoluindo no processo de aprendizagem e programação. 

Faça o primeiro comentário a "A importante presença da Robótica na escola"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*