A leitura infantil e seus benefícios para as crianças

A leitura infantil e seus benefícios para as crianças

Leitura

Ao aprender a ler, a criança descobre um novo mundo de imaginação e possibilidades. Mas mesmo antes disso, a leitura já pode ser desenvolvida pelos pais para estreitar laços com os filhos, estimular a criatividade e aprender as primeiras palavras. 

Incentivando o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares, você contribui para o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Veja alguns dos seus benefícios: 

Amplia e enriquece o vocabulário. 

Os livros ajudam as crianças a conhecerem as primeiras palavras e estabelecer a relação delas com imagens e sons. Depois dessa fase, os livros com frases completas e mais informação oferecem a possibilidade de a criança conhecer palavras diferentes e a ter seus primeiros contatos com as estruturas gramaticais. 

Com o vocabulário ampliado, as crianças se expressam melhor e passam a conhecer melhor a relação das palavras sinônimas, antônimas e homônimas, aprendendo a aplicá-las corretamente no dia a dia. 

Desenvolve os conhecimentos ortográficos. 

A leitura não beneficia apenas a comunicação verbal, mas principalmente a escrita. Quanto mais lê, mais a criança escreve com facilidade e assertividade, pois se familiariza com as palavras escritas de acordo com a norma culta, acostumando-se a escrevê-las de forma correta.  

É importante ressaltar que esse benefício só é válido quando a criança tem contato com a norma culta desde cedo, através dos livros. Textos em sites e redes sociais, por exemplo, muitas vezes não seguem a norma culta e expressam erros de português, o que faz com que o leitor não aprenda de forma correta. 

Quem escreve corretamente, seguindo as regras gramaticais e ortográficas, tem mais oportunidades nos estudos e no mercado de trabalho.  

Contribui para a interpretação de texto. 

A comunicação somente se completa quando a mensagem enviada pelo emissor é recebida e compreendida pelo receptor. Quando a criança é exposta desde pequena a frases, histórias e textos em geral passa a interpretar essas informações, fazendo disso uma prática constante. 

Com tempo, além de compreender os textos, a criança passa a entender melhor os significados intrínsecos como figuras de linguagem e analogias, ampliando cada vez mais sua capacidade de interpretação e expressão. 

Abre as portas do conhecimento. 

Além dos benefícios da leitura em si, os conteúdos dos livros, cartilhas e demais materiais ampliam o conhecimento das crianças. Através do hábito da leitura, elas podem aprender sobre história, outras culturas, ciências, suas próprias emoções e até mesmo raciocínio lógico. 

É normal que crianças que estejam passando por esta fase fértil de descobertas se interessem mais por um assunto do que por outros. Nestes casos, o ideal é incentivá-la a investigar ainda mais sobre o tema, fornecendo mais materiais adequados à idade dela que possam ajudá-la em sua pesquisa. 

Promove a consciência da cidadania. 

Aumentando seu leque das opções de leitura e o seu conhecimento de mundo adquirido como tempo, a criança começa a ter consciência do seu papel no mundo. Lendo sobre culturas diferentes, formações familiares distintas e até mesmo estilos de vida diferentes do seu, ela passa a desenvolver melhor a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. 

Isso é muito importante nos anos escolares, pois é onde acontecem mais situações de aceitação, ansiedade e insegurança. A criança que lê tem mais segurança de si, podendo estar mais preparada e aberta ao diálogo, à compreensão e a conciliação.  

Para desenvolver bem estes valores, sempre pergunte à criança o que ela achou de determinada história ou como ela se sentiu após ler determinado livro. Isso irá ajudá-la também a desenvolver sua inteligência emocional. 

No Colégio Integração, o hábito da leitura está presente desde os primeiros anos escolares, na Educação Infantil. Porque acredita que o bom desenvolvimento da linguagem oral e escrita é condição primordial que prepara os alunos para se tornarem cidadãos atuantes, participativos e cientes do seu papel na sociedade. 

Faça o primeiro comentário a "A leitura infantil e seus benefícios para as crianças"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*