A música pode te ajudar nos estudos: Saiba como

A música pode te ajudar nos estudos: Saiba como

Embora há quem diga que a música tira a atenção do que realmente importa, a verdade é que o som certo pode ajudar no momento de realizar tarefas que exigem concentração, como é o caso dos estudos.  Se você é uma dessas pessoas que passaria horas e horas escutando música sem parar, saiba que é possível (e indicado) aliar a música aos estudos.

Muitos educadores já entendem que esse hábito é benéfico e pode fazer parte do plano de estudos dos alunos sem problemas. A música tem um efeito relaxante no cérebro, o que garante mais foco e concentração no momento de se aprofundar no conteúdo.

E o resultado aparece de maneira natural. Recentemente o Spotify realizou um estudo com alunos ingleses, que mostrou que aqueles que estudavam ouvindo música clássica podem ter melhor desempenho de aprendizagem. Nas provas, a média desses estudantes foi cerca de 12% superior aos demais.

 

Mas como estudar ouvindo música? 

Estudar com música ajuda sim, como já dissemos ali em cima, mas desde que ela não seja tão alta, não incomode e não tire o seu foco. Se tiver barulho demais, batidas em excesso ou até mesmo aquela letra que você não consegue ficar sem cantar, esquece! No entanto, você pode descobrir qual estilo musical vai aumentar a sua concentração, o ideal é ir testando.

A música clássica é a queridinha por muitos estudiosos, já que favorece a atividade cerebral e a memorização, mas isso não quer dizer que será ideal para você também. Afinal, se você estiver escutando algo que não te agrada, as horas de estudo podem se tornar em um momento desagradável e o resultado não será positivo.

A dica, como dissemos, é buscar opções mais instrumentais, já que músicas com letras têm maiores chances de atrapalhar no momento da leitura. O objetivo é ajudar na concentração e não ao contrário!

 

Crie sua playlist 

Agora que você já identificou qual estilo encaixa melhor na sua rotina de estudos, que tal criar sua playlist? Inclusive, vale pensar em ter uma playlist para cada área de conhecimento.

Por exemplo, no Spotify há várias playlists pensadas justamente para quem deseja aumentar a concentração na hora das tarefas. Para pesquisar, é só procurar por termos como “concentration”, “study” ou “focus”.

Se preferir, no Youtube você também vai encontrar boas opções.

 

Conheça outras playlists 

Se você prefere começar com seleções que já foram testadas e aprovadas, existem algumas playlists famosas no Spotify entre os estudantes. Selecionamos 3 para você conhecer:

 

Nature Sounds 

Essa é para quem precisa relaxar e ter bom desempenho nos estudos. Os sons da natureza cumprem esse objetivo: reduzir os níveis de estresse da mente. O barulho da chuva caindo, pássaros, ventania… a ideia é se conectar com o meio ambiente. Se interessou? Clique aqui para conferir a playlist Nature Sounds.

 

Intense Studying 

Que tal o “efeito Mozart”? Estudos feitos pelo pesquisador Gordon Shaw, neurobiólogo, demonstraram que ao ouvir as músicas de Mozart é possível registrar melhoria no desempenho das tarefas mentais. Isso vale não só para Mozart, mas para a clássica em geral, por isso a playlist traz ainda outros músicos como Chopin e Bach. Acesse a playlist Intense Studying aqui.

 

Concentração Perfeita 

Essa lista de músicas foi preparada pela própria equipe do Spotify, pensando em quem precisa eliminar distrações. Na playlist tem músicas instrumentais modernas que ajudam a aumentar a concentração. São 4 horas de Concentração Perfeita, como o próprio nome sugere. Para acessar, clique aqui. 

 

Estudar com música ajuda sim! 

Agora que você já sabe os benefícios de estudar com música, aproveite essa técnica para melhorar seu desempenho! Mas não esqueça de que a ideia é ter foco e concentração, então nada de escolher estilos que certamente vão fazer você dispersar.

Vamos começar? Escolha sua playlist e dê play nos estudos!

Faça o primeiro comentário a "A música pode te ajudar nos estudos: Saiba como"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*