Para cativar os alunos, uma escola precisa ter bons professores e uma moderna infraestrutura. Mas não é só isso. Um currículo dinâmico e diferenciado também contribui significativamente para oferecer conhecimento de qualidade e ao mesmo tempo chamar a atenção dos estudantes. Dentro desse pensamento, um dos aspectos que se destaca é o ensino da robótica.
A Robótica é uma matéria que sai do modelo tradicional de ensino, proporcionando uma experiência mais rica para o aprendizado das crianças e adolescentes. Pois utiliza a tecnologia, que atualmente é um valioso recurso que encanta, atrai e incentiva os alunos.
O que é Robótica?
A Robótica envolve um conjunto de procedimentos para que um robô seja capaz de executar uma série de instruções. O ensino dessa prática tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente escolar, pois é uma forma estimulante de aproximar o aluno das tendências tecnológicas. Afinal, os robôs já fazem parte do dia a dia das pessoas, realizando atividades como limpar a casa, emitir sons e se comunicar por sinais luminosos. E a tendência é que essa interação entre máquina e ser humano se intensifique cada vez mais.
Dessa forma, torna-se ainda mais importante para a escola acompanhar o avanço tecnológico, através principalmente da Robótica. Investir nos benefícios da tecnologia para o aprendizado é uma das maiores virtudes de uma gestão escolar no cenário atual. Veja a seguir alguns benefícios do ensino da Robótica.
Estimula o raciocínio lógico.
Nas aulas de robótica, os problemas devem ser solucionados através de uma sequência lógica e isso exige muita concentração. É preciso ter ligação entre as iniciativas necessárias para a resolução de um problema, e por isso o raciocínio lógico é indispensável para a montagem de um roteiro sequencial que alcance o resultado esperado.
Fortalece o espírito de equipe.
Na Robótica, os estudantes são constantemente incentivados a desenvolver o trabalho em equipe.
Para alcançar melhores resultados, os alunos são estimulados a contribuir ao máximo para com ideias e ações que possibilitem um trabalho de programação de alto nível. O bom desempenho, portanto, depende da inteligência e da união de todos.
Desenvolve a criatividade.
A programação de robôs é um desafio que obrigado os alunos a saírem da zona de conforto. Eles devem pensar em soluções práticas e eficientes para resolverem uma demanda o mais rápido possível.
O Colégio Integração oferece no seu currículo aulas de Robótica onde são explicados conceitos básicos de mecânica e eletrônica, para a realização de projetos reais e funcionais, incentivando habilidades construtivas e o pensamento criativo.
A partir de projetos simples que vão ganhando complexidade, os alunos assimilam conteúdos, aprendendo a trabalhar com engrenagens e pequenos motores. No decorrer do curso tornam-se fundamentais para solução de problemas em equipe e a evolução do processo de aprendizagem de programação.
Desde 2009, o colégio possui a sua equipe de Robótica, chamada Equipe Equilibrium. Está entre as 17.100 equipes do mundo que tem o desejo de solucionar as necessidades da nossa sociedade a partir da ciência e tecnologia e representa a nossa cidade e o nosso colégio de forma bem sucedida em diversas competições oficiais pelo Brasil (FIRST LEGO LEAGUE, Climate Connections, Smart Move, Body Foward, Food Factor, Senior Solutions).
Faça o primeiro comentário a "A Robótica na escola"