Aprender fácil: 7 dicas para um estudo mais prático e inteligente

Aprender fácil: 7 dicas para um estudo mais prático e inteligente

Aprender fácil é um desejo não só dos estudantes, mas de qualquer um em busca de conhecimentos. Além disso, boas habilidades de estudo importam agora mais do que nunca.

Isso vale especialmente no ensino médio, pois embora os alunos tenham mais independência, também passam a ter mais responsabilidade por seus estudos.

Afinal, a proximidade do ENEM, dos simulados, vestibulares e concursos de bolsa faz com que este seja o momento de desenvolver métodos de estudo eficazes para o ensino médio.

Por isso, listamos aqui algumas dicas de estudo eficazes e métodos para quem quer aprender fácil o conteúdo obtido em sala de aula. Então siga na leitura para saber mais – e prepare-se melhor para o futuro.

Métodos e dicas eficazes para aprender fácil

Muito do que você vai ver a seguir não está tão ligada à sua habilidade, mas sim sobre sua abordagem.

Pois mudar seus hábitos ou rotina pode fazer toda a diferença para o seu desempenho. E também na hora de tirar um pouco da pressão do ensino médio:

1) Antes de estudar, planeje seu tempo.

Planeje estudar por cerca de duas horas, seja qual for o período do dia, cinco noites por semana.

Pois adotar essa rotina ajuda a organizar seu tempo. Comece anotando suas metas de estudo no início da semana e, em seguida, estimando quanto tempo cada tarefa levará.

Além disso, vale avaliar a urgência de cada tarefa e agendar tarefas mais urgentes para o início da semana.

2) Estude em um horário definido

Estabelecer um hábito de estudo é extremamente importante para o aprender fácil. Pois saber quando você vai estudar evita se atrapalhar com atividades conflitantes ou perder tempo decidindo quando você vai estudar, juntando material, entre outros.

3) Faça anotações

“Quem anota aprende duas vezes” sempre foi o lema de muitos professores. E é verdade: fazer anotações pode aumentar o seu recall de informações importantes.

Além disso, podem servir como poderosos lembretes, para os momentos em que você precisa resgatar tópicos ou ideias importantes ao estudar para uma prova.

Você pode também ajudar nesse processo com o uso da criatividade. Desenhe imagens, bolhas de pensamento ou qualquer coisa que chame sua atenção para tópicos importantes.

Aproveite também para usar marcadores coloridos diferentes. O mapeamento da mente é uma ótima técnica para ajudar a organizar visualmente as informações que você precisa estudar.

4) Mantenha o foco

Definir um cronograma e suas prioridades de tópico de estudo é um bom começo. Mas esteja pronto para seguir em frente mantendo seu foco na hora de estudar.

Por isso, comece mantendo distância das notificações do celular e de sites que podem roubar seu tempo – como jogos e outras distrações.

Outra dica é evitar estudar antes de dormir ou quando souber que não estará totalmente comprometido ou acordado. Também inclua pausas frequentes na rotina.

Afinal, aprender é mais fácil quando você está com a cabeça leve, descansada e alerta.

5) Torne o processo de aprender fácil mais divertido

Se você puder adicionar um nível de prazer ou entretenimento às suas sessões de estudo, se sentirá mais motivado para começar e manter a rotina. Mas como fazer isso? Fácil:

  • Transforme suas anotações em flashcards: palavras-chave desafiam a lembrar dos fatos ali transcritos e seguir buscando esses conceitos em seu cérebro;
  • Transforme conceitos difíceis em imagens ou histórias: o recurso é muito usado entre professores de cursinho porque funciona. Isso também ajudará você a recordar as informações quando for capaz de associá-la com a história ou visual mais tarde;
  • Estude com amigos: sessões de estudo solo são importantes. Mas as atividades em grupo podem trazer novas perspectivas sobre a matéria enquanto outros discutem suas descobertas a partir dele.

6) Mantenha-se saudável.

Estar cansado, com fome ou sem energia pode afetar negativamente seu foco e capacidade de aprender fácil.

Por isso, certifique-se de que você está dormindo o suficiente. Desligue as telas pelo menos uma hora antes de dormir e tente não se estressar e estudar antes de dormir.

Além disso, mantenha uma dieta rica em vitaminas e nutrientes. Fuja das comidas gordurosas e repletas de açúcares. Recompense seu corpo e mente por todo o seu trabalho árduo comendo alimentos que aumentarão sua energia e manterão sua mente e corpo funcionando – como nozes, frutas, folhas verdes e grãos integrais.

7) Escolha uma boa escola

O ensino médio é uma fase cheia de pressões e desafios. Especialmente agora, com todas as mudanças trazidas pelo novo ensino médio.

Por isso, você precisa de um colégio como o Integração. Um de seus principais recursos é o GO UP. Através dele o aluno (do Integração e de outras instituições) podem se inteirar sobre o conteúdo do Novo Ensino Médio. E isso é só o começo.

Pois além do Integração oferecer quatro itinerários formativos para o aluno escolher o que mais tem a ver com a área que deseja, quem faz o GO UP também ganham o Garage 21.

Este é um programa exclusivo e totalmente inovador que entrega uma série de conteúdos e informações complementares super atuais. Ou seja: é a preparação certa para UPAR os seus estudos e garantir um futuro de sucesso! ​

FALE COM O INTEGRAÇÃO E SAIBA MAIS SOBRE O GO UP!

Faça o primeiro comentário a "Aprender fácil: 7 dicas para um estudo mais prático e inteligente"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*