As experiências do Laboratório de Inteligência de Vida

As experiências do Laboratório de Inteligência de Vida

Há muito tempo, desde quando a inteligência emocional passou a ser compreendida como parte fundamental do desenvolvimento humano, educadores, psicólogos e demais profissionais dessas áreas têm dado atenção especial ao tema. 

Formou-se um consenso no qual as habilidades socioemocionais são essenciais em todas as atividades humanas, impactando, inclusive, no futuro profissional da criança em formação.  

As habilidades socioemocionais, portanto, reúnem uma série de competências que os seres humanos possuem para lidar com suas emoções, gerenciar metas de vida e se relacionar com as outras pessoas.

Elas abrangem aspectos como o autoconhecimento, a empatia — capacidade para se colocar no lugar do outro —, o espírito colaborativo e a resiliência — capacidade de superar dificuldades e de adaptar-se a mudanças e situações adversas. 

Nas mais diversas circunstâncias nós temos a oportunidades de aplicar essas habilidades, integrando os processos relacionados a aprender, a conhecer, a ser, a conviver e a trabalhar. 

Todos nós nascemos com essas habilidades, alguns em maior e outros em menor grau. Porém, é possível desenvolvê-las ao longo da vida, permitindo uma vida em sociedade mais harmoniosa e produtiva, com relações saudáveis e duradouras. 

A partir dessa análise, fatores como saber se comunicar bem, ter comprometimento, conseguir trabalhar em equipe e ter iniciativa tornaram-se fundamentais para estimular as habilidades socioemocionais, proporcionando um futuro de sucesso dos jovens desta geração. Mais do que habilidades a serem desenvolvidas, essas competências serão úteis durante toda a vida acadêmica e profissional do aluno. 

Com base nesse diagnóstico, o Colégio Integração, através de sua parceria com a Plataforma de Ensino Eleva, criou um inovador programa de educação socioemocional que auxilia o aluno a conhecer seus sentimentos e desenvolver suas habilidades nessa área. 

É o LIV – Laboratório Inteligência de Vida. Um grande e estimulante laboratório, bem diferente daqueles laboratórios que estamos acostumados a ver no ambiente escolar. Nele não há tubos de ensaio dos mais variados tamanhos, tampouco microscópios de última geração, muito menos elementos químicos exóticos. Os experimentos são outros. 

No Laboratório Inteligência de Vida do Colégio Integração o aluno experimenta a vida e o que há de mais importante nela: os sentimentos e os relacionamentos.

 Nesse processo prazeroso e engrandecedor, além de desenvolver o pensamento analítico e crítico, o aluno entende que, com a ajuda de outros, é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo de nos tornarmos pessoas melhores. 

Por isso, no Laboratório de Inteligência de Vida não há sentimentos bons ou ruins: todos são sentidos, permitidos e compreendidos para que possamos lidar com eles da melhor maneira possível. 

Os materiais do LIV são completos e didáticos. Eles promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”.

A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária.  

Com o LIV, o Colégio Integração reforça seu compromisso em ir além da formação tradicional acadêmica, preparando os alunos-cidadãos para o maior laboratório da vida: o mundo. 

Agora, convidamos você a vestir o jaleco, investigar, testar e aprender conosco. Vamos?

Faça o primeiro comentário a "As experiências do Laboratório de Inteligência de Vida"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*