As vantagens do seu filho estudar em período integral

As vantagens do seu filho estudar em período integral

O mundo atual já escolheu um dos seus principais vilões: o tempo. E ele tem se refletido no ambiente escolar. Atualmente, as longas jornadas de trabalho dos pais têm feito aumentar a demanda pelo ensino em período integral. A procura é a maior pelos pais de crianças ainda na educação infantil, mas também há oferta para o anos iniciais do ensino fundamental. 

A modalidade tem sido a solução para aqueles que não têm com quem deixar os filhos ou buscam oferecer atividades complementares supervisionadas, como esportes e reforço escolar. Pensando nisso, o Colégio Integração atende crianças até o 8° ano, uma ampliação em relação ao ano passado.

Aparentemente, manter a criança fora de casa no ambiente escolar por tanto tempo pode parecer uma alternativa não tão boa, porém necessária. No entanto, estudar no período integral traz diversas vantagens ao aluno, principalmente relacionadas ao seu desenvolvimento. Veja algumas delas: 

1. Melhora o rendimento do aluno 

Com os momentos mais livres de estudo, como o plantão de dúvidas, os alunos se tornam bastante responsáveis e autônomos, além de contar com profissionais especializados para tirar dúvidas, por exemplo. Colégios que possuem a opção do período integral ou meio período chegam a perceber a diferença do desempenho positivo dos alunos do integral. 

2. Dá mais flexibilidade ao horário de trabalho dos pais 

Os pais e mães que optam pelo período integral geralmente são aqueles que trabalham fora. Esse fato não precisa ser motivo de culpa por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos tão de perto. No período integral, os pais podem trabalhar todo o dia sem preocupações enquanto os alunos encontram atividades extracurriculares e orientação especializada em um só lugar. 

3. O tempo ocioso se torna proveitoso 

A criança ou jovem que passa parte do período sozinho em a tarde sozinho em casa dificilmente aproveita esse tempo estudando. No período integral, ela vivencia momentos mais ricos e um período maior de aprendizado diversificado. 

4. Inclui a prática de esportes 

O período integral envolve aulas de esportes como a natação. É uma forma de suprir as necessidades de pais que não têm tempo para levar e buscar os filhos em todas essas atividades.  

5. Estimula o convívio social saudável 

A criança que passa o dia no período integral relaciona-se em um ambiente saudável, longe dos perigos e dos problemas sociais do ambiente das ruas. Na escola, a interação entre alunos, professores e funcionários acontece sempre sob o acompanhamento e a supervisão de profissionais responsáveis.  

6. Possibilita alimentação saudável e orientação nutricional 

A vida agitada muitas vezes não permite que os pais possam oferecer uma alimentação equilibrada aos seus filhos. Escolas que possuem o período integral contam com nutricionistas que elaboram um cardápio balanceado às crianças, garantindo uma alimentação gostosa e ao mesmo tempo saudável. 

7. Reforça os laços familiares 

No período integral, o aluno aproveita o seu tempo também para fazer as tarefas de casa e fazer as atividades físicas extracurriculares. Dessa forma, o tempo livre em casa pode ser totalmente dedicado ao relacionamento familiar. Um ganho de tempo que faz muita diferença para o estreitamento dos laços familiares. 

8. Desenvolve hábitos de higiene 

Lavar as mãos e escovar os dentes são dificuldades presentes em todas as casas com crianças. No período integral, esse problema se torna uma atitude contagiante. Ao ver seus amiguinhos escovando os dentes ou lavando as mãos, por exemplo, seu filho se sente motivado a fazer o mesmo, criando de forma alegre e divertida esses hábitos de higiene. 

O Colégio Integração oferece o período integral para as fases da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Com diferenciais e atividades que estimulam o convívio e o aprendizado. Valorizando também a relação entre pais e filhos. 

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, fale com a gente.  

Faça o primeiro comentário a "As vantagens do seu filho estudar em período integral"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*