Autonomia e independência das crianças: como o colégio ajuda?

Autonomia e independência das crianças: como o colégio ajuda?

O Colégio Integração tem como um de seus objetivos colocar o educando como agente protagonista da aprendizagem. Procurando sempre estimular o aluno a busca da construção de seu conhecimento, propiciando a criticidade e reflexão. A autonomia é um dos pilares da educação integral e é por meio dela que se desenvolvem todas as potencialidades dos educandos, garantindo-se sua independência dentro do processo de ensino-aprendizagem. 

 

O Papel do professor 

O papel do professor é fundamental para que as aulas tenham um significado com enfoque no desenvolvimento de habilidades e competências. A seguir elencamos alguns pontos relevantes para que esse processo de aprendizagem desenvolva o intelecto, a autonomia e o protagonismo: 

  • O educador a todo momento observa o aluno para estimular a sua capacidade criativa. A observação é um dos recursos mais valiosos para que ele consiga atender às necessidades individuais de seus alunos; 
  • O professor oferece ao aluno momentos de aprendizagem e o estimula a buscar informações e construir seu conhecimento; 
  • O papel de protagonista do aluno na construção do conhecimento ocorre por meio da interação entre os alunos, conteúdos e educador. Esse processo é lento e exige bastante comprometimento; 
  • As ferramentas tecnológicas assumem um papel fundamental para o engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem; 
  • O professor se torna o mediador do conhecimento. Mediar é facilitar o processo para que a informação se transforme em conhecimento e gere novas aprendizagens. O professor assume uma postura inovadora perante o grupo. 

 

Criando um ambiente favorável 

O espaço dentro do contexto escolar deve favorecer a autonomia dos alunos e oferecer diferentes possibilidades para um desenvolvimento integral. Uma estrutura física acolhedora e atrativa pode ser imensamente favorável à exploração e à criação, tornando-se um caminho para o aprender. 

No Colégio Integração oferecemos diferentes espaços para que os alunos participem de uma rotina mais atrativa e se sintam estimulados. 

 

Realizando as atividades na rotina

Uma rotina escolar adequada significa se organizar com as atividades e administrar o tempo. Essa rotina irá desenvolver a autonomia do aluno e oferecerá segurança para uma participação mais independente. É muito importante o aluno desenvolver suas atividades nas diferentes disciplinas por meio de horários e tarefas pré-estabelecidas. 

O método de criar o costume da rotina também se mostra eficiente na criação de espaço para a autonomia dos nossos alunos. Ter o conhecimento dessa frequência bem estabelecida faz com que o aluno compreenda o sentido de limites e ordem. 

Orientamos nossos alunos que essa prática de se organizar fortalece bons hábitos e se estende para momentos fora do contexto escolar, como a alimentação, o descanso e a higiene pessoal. 

 

Liberdade para a autonomia dos alunos 

Vivemos em um mundo com uma transformação acelerada por meio das redes sociais e ferramentas tecnológicas. Pensar no espaço escolar é um desafio para que se possa oferecer uma aprendizagem significativa e consolidada. As trocas e as relações favorecem o processo de ensino-aprendizagem. 

Ensinar é inseparável do aprender, e a todo momento as trocas realizadas entre educadores e alunos permitem a construção desse conhecimento. A escola é um espaço de aprendizagem e, para que o aluno consiga se tornar autônomo e independente, ela deve ser também um espaço com um clima de incentivo à pesquisa, às descobertas e às experimentações. 

Os nossos alunos são o tempo todo motivados a serem parte do processo de ensino-aprendizagem por meio de uma participação ativa em debates, fóruns e atividades decorrentes de uma metodologia ativa. 

 

Orientando a família 

A parceria entre família e escola é fundamental para que o aluno desenvolva sua autonomia e alcance sua independência. Dentro do processo de aprendizagem, o ideal é que a família e a escola caminhem juntas, com os mesmos objetivos, oferecendo ao aluno segurança. Sendo assim, nossos educandos se tornam cidadãos críticos e capazes de enfrentar esse mundo globalizado, com suas situações de complexidade inerentes a esse ambiente. 

A família deve participar da vida acadêmica de seu filho e apoiar as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea. Um fator importante é apoiar e, ao mesmo tempo, deixar seu filho resolver por si os conflitos e as dificuldades encontradas. 

Diversas outras formas de potencializar a autonomia das crianças podem ser praticadas na escola e a melhor maneira de elas serem cada vez mais utilizadas é por meio do reconhecimento de sua importância. 

No Colégio Integração, o aluno participa das aulas em diferentes espaços que, além de propiciar a construção do aprendizado, possibilita compartilhamento de vivências e saberes. 

Faça o primeiro comentário a "Autonomia e independência das crianças: como o colégio ajuda?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*