Trabalhando a concentração das crianças através de jogos e brincadeiras

Trabalhando a concentração das crianças através de jogos e brincadeiras

Seu pequeno adora brincar com diferentes tipos de jogos?

Você sabia que os jogos que as crianças adoram brincar, além de estimular o raciocínio, também trabalham a concentração? 

Esses estímulos são muito importantes no processo de aprendizagem como um todo, principalmente quando os pequenos estão em sala de aula. 

Por isso, listamos a seguir alguns jogos bem divertidos e ao mesmo tempo interessantes para desenvolver o raciocínio e a concentração.  

 

1. Jogo da memória 

Além de trabalhar a memória e a concentração, o jogo da memória pode ser jogado por crianças de todas as idades, inclusive que ainda não tenham sido alfabetizadas. É um jogo simples e emocionante. Ele começa com todas as cartas viradas para baixo e cada jogador, na sua vez, vira duas cartas, tentando formar pares iguais. Ganha quem encontrar o maior número de pares de cartas.  

 

2. Jogos de tabuleiro: damas e xadrez

O jogo de damas é mais simples e o xadrez mais complexo, no entanto, ambos necessitam de estratégias e muita concentração para serem jogados.   

 

3. Jogo dos 7 erros 

Presente em diversos tipos de publicações impressas e nos meios digitais, os jogos dos 7 erros prendem a atenção da criança, que tentam achar 7 detalhes diferentes entre duas imagens idênticas. São, portanto, ótimos para trabalhar a concentração. 

 

 4. Dominó

Esse clássico dos jogos consiste em unir imagens ou números similares, até um jogador acabar com as peças que possui. Desenvolve a concentração e a capacidade estratégica das crianças. Existe ainda a versão com pontuação, que trabalha também a matemática. 

 

5. Jogo do STOP 

Jogo antigo, mas que mesmo assim ainda diverte crianças, adolescentes e até adultos! Depois de sorteada uma letra, todos escrevem itens que começam com a letra sorteada, tais como Nome, Cor, Fruta, Localidade e assim por diante. Estimula o raciocínio rápido e a memória. 

 

6. Quebra-cabeças

Possui diversos tamanhos e números de peças, permitindo ser jogados por crianças também. Atua no desenvolvimento da concentração, da noção espacial e da memória, entre outros benefícios.  

Nós apresentamos alguns do vários jogos e brincadeiras que certamente contribuíram para o desenvolvimento de vocês, pais. E que vão ajudar no desenvolvimento dos seus filhos hoje. Além de resgatar boas lembranças da infância!  

Então, aproveite essas dicas e passem momentos especiais e agradáveis jogando com seus filhos. 

Faça o primeiro comentário a "Trabalhando a concentração das crianças através de jogos e brincadeiras"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*