Ajudando seu filho a decidir qual profissão seguir

Ajudando seu filho a decidir qual profissão seguir

aber exatamente qual profissão seguir pode diminuir o sentimento de dúvida e o estresse pré-vestibular.

Um dos momentos mais importantes na vida de todos os estudantes é quando eles têm que decidir qual profissão irão seguir. Geralmente ela é feita nos últimos anos do Ensino Médio, mas o quanto antes o aluno decidir, melhor será para o aluno, pois evitará dúvidas e diminuirá a ansiedade que antecede as provas. 

Nesse período de decisão, o papel da família ganha ainda mais importância. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para os pais ajudarem o aluno a escolher sua futura profissão. 

 

Procure identificar e estimular as habilidades e interesses da criança 

Quando você brincar com o seu filho, procure saber quais são as brincadeiras e os jogos que ele mais gosta. Essa percepção das preferências pode contribuir para a definição da futura carreira. Isso acontece também com a escolha dos hobbies por parte dos adolescentes.   

Reconhecer e estimular essas habilidades, muitas vezes presentes também nas atividades extracurriculares da escola, contribuem para que a criança naturalmente faça a sua escolha. 

 

Pesquisar sobre cursos e as profissões é fundamental 

Para se aprofundar mais sobre a profissão que está querendo seguir, é muito importante pesquisar sobre áreas de atuação, mercado de trabalho, remuneração e funções desempenhadas.  

Essa pesquisa, que deve ser incentivada pelos pais, pode ser ainda mais ampla, buscando casos de sucesso na área pretendida. Caso os pais trabalhem ou conheçam pessoas que trabalhem na área, uma visita ao local é uma ótima oportunidade para entender o dia a dia da carreira. 

 

O autoconhecimento facilita a decisão 

No processo de escolha da carreira, o aluno tem que refletir sobre seus objetivos profissionais, pessoas e acadêmicas. Precisa relacioná-los com as suas habilidades e interesses também. Nesse processo, o autoconhecimento é fundamental, pois dará confiança para o aluno saber realmente o que quer. 

A família pode contribuir para o desenvolvimento do autoconhecimento, dialogando sobre as preferências do seu filho, destacando suas habilidades e estimulando os seus interesses em determinadas atividade ligadas à futura profissão.  

No começo, os pais podem incentivar brincadeiras e jogos que promovam a reflexão 

sobre as competências que seu filho tem mais facilidade e gosto. Com o amadurecimento do aluno, os pais podem incentivá-lo a buscar informações mais assertivas, como participação em workshops de profissões e realizações de testes de orientação profissional e vocacional. 

 

Entenda e respeite o que seu filho decidir 

Impor uma carreira ao seu filho abre grandes chances para uma frustação profissional muitas vezes irremediável. Por isso, os pais devem respeitar e, mais do que isso, apoiar a decisão do seu filho. Essa atitude influencia positivamente na sua motivação, principalmente nos estudos. 

Esse incentivo vai além do vestibular! Pode continuar na realização de cursos profissionais e acadêmicos de especialização, complementando a formação e preparando ainda mais seu filho para o mercado de trabalho.  

Respeitar e apoiar é também dar condições para que o aluno possa estudar em local adequado, tenha uma agenda organizada de estudos e mantenha o foco no objetivo principal, que é o vestibular. E mesmo que ele não consiga de primeira, é importante que a família o incentive a não desistir. Certamente, o futuro, esse apoio será reconhecido e valorizado. 

Faça o primeiro comentário a "Ajudando seu filho a decidir qual profissão seguir"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*