Entre os inúmeros impactos causados pela pandemia, nas mais diversas camadas da sociedade, o desenvolvimento infantil tem um peso especial.
Com o fechamento das escolas, o ensino remoto e as medidas de distanciamento social em vigor, muitas crianças perderam oportunidades preciosas de evoluírem de forma psicossocial.
Com o retorno à rotina escolar, muitos educadores têm notado atrasos na fala e na linguagem. Assim como problemas de compartilhamento e de estar em grupos.
O custo disso pode ser bastante alto. Afinal, estamos falando da evolução das próximas gerações – que terão nas mãos o futuro do planeta.
Por isso, é essencial encontrar caminhos para não só mitigar estes impactos, mas também encontrar atalhos para recolocar o desenvolvimento das crianças no ritmo certo.
Descubra aqui, com a leitura deste artigo, como entender melhor o cenário e as melhores soluções para isso. Então vamos lá!
Impactos diretos da quarentena no desenvolvimento infantil
Segundo especialistas, o distanciamento social durante a pandemia COVID-19 acabou por afetar três aspectos importantes do desenvolvimento infantil:
- Linguagem e desenvolvimento cognitivo,
- Evolução motora e sensorial,
- Habilidades sociais e emocionais.
As crianças geralmente socializam naturalmente, em um contexto “normal”. Mas todas as restrições trouxeram uma série de novos hábitos para suas rotinas.
Em termos de linguagem e desenvolvimento cognitivo, muitos estudos sugerem que o distanciamento social tenha causado atrasos na fala.
A prova disso é o crescimento da busca, cada vez maior, por profissionais de Fonoaudiologia como forma de combater os atrasos na fala e seus impactos no desenvolvimento infantil.
Além disso, de acordo com a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Luciana Grolli Ardenghi, o tempo extenso de distanciamento social fez com que as experiências interativas das crianças fossem alteradas.
Considerando o desenvolvimento motor e sensorial, muitas crianças tiveram que lidar com um espaço limitado para o movimento físico. Sem poder brincar em escolas e parques.
Saiba mais: A Educação Física e seus benefícios para os alunos
Outro ponto que a pandemia também trouxe impactos foi no desenvolvimento social e emocional. O clima de tensão constante, mesmo que em maior intensidade nos adultos, fez com que as crianças se sentissem ansiosas ao lidar com outras pessoas pessoalmente. Especialmente aquelas que não faziam parte do convívio pessoal delas anteriormente.
A delicada relação entre o comportamento dos adultos e as crianças
Todos estes atrasos nas habilidades psicossociais podem não ser as únicas consequências da pandemia entre as crianças.
Afinal, a COVID-19 também trouxe severas mudanças no cenário econômico de todo o mundo.
Com muitos pais passando por estresse financeiro, as crianças enfrentaram outras questões. Como as mudanças de escola ou até mesmo a pausa na rotina de estudos. Tudo isso pode afetar a trajetória de uma criança até a idade adulta.
Tecnologia X desenvolvimento infantil
Outro ponto que também influiu nesse cenário atual foi o uso excessivo de aparelhos durante a pandemia.
Sem os estímulos adequados, as crianças podem se tornar mais individualistas e egocêntricas. Também tendem a ficar entediadas rapidamente e fazer birra com frequência.
Por isso, é essencial proporcionar estímulos para que o crescimento e o desenvolvimento das crianças possam retomar os padrões ideais.
Alguns exemplos de atividades que podem estimular as crianças incluem ler livros de imagens, fazer atividades artísticas, brincar de fingir e narrar processos sociais. Falaremos mais sobre isso no tópico a seguir.
Dicas para estimular o desenvolvimento infantil
Como os pais podem ajudar seus filhos a desenvolverem física, motora e socialmente? Como recuperar este tempo perdido?
As sugestões que listamos a seguir são sempre relevantes no processo de desenvolvimento infantil.
Mas, frente aos desafios colocados pela crise da COVID-19, torna-se ainda mais importante focar em maneiras de apoiar o sucesso das crianças. Confira a seguir:
Considere os sentimentos das crianças frente ao contexto
Durante os tempos de mudança, risco ou turbulência (como o causado pela pandemia) certifique-se de levar em conta as preocupações e sentimentos pessoais das crianças.
Esteja disponível para responder perguntas e oferecer estratégias de orientação e enfrentamento. Busque informações, se necessário, e aconselhamento profissional se as circunstâncias demandarem.
Traga estímulos positivos para a rotina da criança
Os melhores tipos de atividades de aprendizagem são as que chamamos de significativas, motivacionais, gerenciáveis e multissensoriais.
No entanto, algumas crianças podem precisar de mais assistência com aspectos específicos das atividades de aprendizagem. Então isso pode envolver questões como:
- Recursos tecnológicos e estruturais,
- Gerenciamento de tempo – da criança e do adulto responsável,
- Organização ou ritmo de cada atividade.
Encontre o ritmo certo
Como pais, é natural que haja uma preocupação sobre todos os atrasos e como isso tem afetado o desenvolvimento infantil.
Mas o equilíbrio é algo primordial, especialmente para os pequenos. Muitas crianças lutam enquanto tentam fazer malabarismos com várias demandas.
Por isso, certifique-se que elas terão tempo suficiente para descansar, brincar, relaxar, se exercitar e ser apenas crianças.
Estimule as relações interpessoais
Incentive as crianças a valorizar e criar uma conexão com outras pessoas que possam fornecer suporte.
Isso pode incluir membros da sua rede de apoio – como a família, professores ou até amigos. Dessa forma, a criança se sentirá mais segura ao buscar orientação e acolhimento.
Valorize a resiliência como parte do desenvolvimento infantil
A resiliência pode alimentar o impulso para uma evolução cada vez mais assertiva e constante.
Por isso, é essencial ajudar as crianças a aprender como se movimentar em meio aos desafios, frustrações e incertezas. Sempre de forma a reforçar sua autoestima.
Dessa forma, elas se sentirão mais seguras e preparadas para encontrar maneiras criativas ou até mais suportáveis de tornar situações difíceis mais toleráveis e, principalmente, superáveis.
Desperte o lado divertido de ser criança
Promova sempre um forte apreço pela curiosidade, por explorar aptidões artísticas, a adaptabilidade e um conjunto sólido de valores.
Pois estas questões serão fundamentais para melhorar a inteligência, o engajamento e a expressão criativa das crianças. Levando à realização e ao sucesso.
Garaginha 21: o recurso certo para o desenvolvimento infantil do seu filho
Para ajudar pais e responsáveis a encontrar caminhos para acelerar o desenvolvimento das crianças neste pós-pandemia, o Colégio Integração criou o Garaginha 21.
É uma disciplina extracurricular, inspiradora e inovadora, pensada sob medida para os alunos do Ensino Fundamental I e II – matriculados ou não no Integração.
Os conteúdos têm como objetivo colocar as crianças no centro do processo de aprendizagem. Tudo através de atividades que permitem aplicar as lições na prática.
Como resultado, os alunos desenvolvem habilidades e competências relacionais e de gestão desde já. Preparando-se, assim, para os novos tempos atuais.
Comece já essa nova jornada de desenvolvimento infantil: agende uma visita e venha conhecer ao vivo o Garaginha 21!
Faça o primeiro comentário a "Como estimular o desenvolvimento infantil no pós-quarentena"