Como se preparar para o ENEM

Como se preparar para o ENEM

ENEM

Quem está terminando o Ensino Médio e se preparando para a faculdade normalmente vive um momento de ansiedade e preocupação, pois está prestes a iniciar o curso da sua futura carreira.  É nesta fase que o aluno realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. Ela viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas, através do ingresso direto ou como complemento aos seus vestibulares próprios. 

O período de preparação para o ENEM, portanto, exige disciplina, concentração e muita dedicação. Para facilitar a vida do aluno durante esse desafio, aqui vão algumas dicas importantes: 

1. Fique ciente sobre as informações relacionadas ao ENEM. 

As informações sobre o ENEM relacionadas a inscrições e documentos são divulgadas com alguns meses de antecedência, em forma de Edital e Manual. É obrigatório conhecê-las, pois ali estão as orientações para as provas, o conteúdo programático por disciplina, a lista de obras literárias e o cronograma de atividades previstas. 

2. Crie e siga um organograma de estudos. 

Depois que souber o que irá cair na prova, é hora de programar os horários de estudos. Organize quanto tempo por dia será dedicado aos livros e tenha disciplina para cumpri-lo. Para facilitar, você pode dividir os horários pelas matérias. 

3. Dê prioridade para as matérias que você tem mais dificuldade. 

Para as matérias que você tem mais dificuldade, reserve mais tempo. O mesmo serve para os conteúdos mais difíceis. Busque mais material de apoio e tenha dedicação extra nesses casos. 

4. Tenha disciplina para cumprir a rotina de estudos. 

Seja no Ensino Médio normal ou cursinho pré-vestibular, o empenho e a disciplina devem ser os mesmos. Nas aulas, evite faltar. Em casa, mantenha a concentração para cumprir o que foi organizado. 

5. Se possível, prefira estudar em grupo. 

O estudo em grupo estimula os alunos a trabalharem em equipe, além de favorecer o respeito ao outro. Outra vantagem do estudo em grupo é que todo mundo se ajuda para tirar eventuais dúvidas. 

6. Realize os testes dos exames dos outros anos. 

Ao fazer as provas anteriores, você se familiariza com os tipos de perguntas, testa seus conhecimentos e consegue ter uma noção do tempo gasto para as questões mais difíceis.   

7. Faça muitos treinos de redação. 

No ENEM, a redação tem um peso muito importante. É importante estar bem preparado para ela e o melhor caminho é através do treino.  

8. Mantenha-se atualizado. 

O ENEM geralmente em suas questões e redação dá ênfase aos temas atuais. Fique atento ás notícias e atualidades para entender sobre assuntos que provavelmente cairão na prova. 

9. Vá além dos livros. 

Caso o estudo com os livros fique cansativo, você pode buscar outras fontes de pesquisa, como a Internet. Mas mantenha o foco nos livros, pois neles estão as principais bibliografias. 

10. Atenção especial à saúde. 

Fazer uma boa prova também depende de estar bem fisicamente e mentalmente. Por isso, cuidar da saúde também é essencial. Faça pausas, alimente-se bem e pratique atividades físicas. Nos últimos dias, quando a tensão aumenta, procure relaxar. 

O Colégio Integração possui um currículo escolar focado para preparar os alunos do Ensino Médio para o ENEM e os principais vestibulares do país. Além de também auxiliar no desenvolvimento pessoal dos estudantes.  

Faça o primeiro comentário a "Como se preparar para o ENEM"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*