Conheça as áreas psicomotoras e como podem ser estimuladas na aprendizagem

Conheça as áreas psicomotoras e como podem ser estimuladas na aprendizagem

O estudo da psicomotricidade se concentra no desenvolvimento motor da criança, considerando os aspectos emocionais e cognitivos. 

O estudo da psicomotricidade se concentra no desenvolvimento motor da criança, considerando os aspectos emocionais e cognitivos. O desenvolvimento psicomotor da criança passa por etapas. É importante o estímulo de cada uma delas porque são essenciais para a formação infantil. Cada uma das áreas psicomotoras pode ser estimulada através de jogos e atividades de aprendizagem que trabalhem o movimento. 

Como exemplifica o artigo do Instituto NeuroSaber: 

“O terapeuta psicomotor atua sobre as funções motoras e cognitivas, baseado no movimento corporal, para estimular o desenvolvimento da criança. Corpo e mente estão integrados na psicomotricidade, e as atividades psicomotoras auxiliam na consciência corporal e no desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem. 

 

Conheça quais são as áreas psicomotoras 

A psicomotricidade integra os aspectos motores, cognitivos e emocionais da criança. Dessa forma, as áreas psicomotoras favorecem o desenvolvimento como indivíduo. 

As áreas psicomotoras são estimuladas no Colégio Integração através de atividades simples que são inseridas nas estratégias de aprendizagem. 

As áreas psicomotoras podem ser estimuladas na escola, através de atividades inseridas nas estratégias de aprendizagem. O estímulo adequado dessas áreas é muito importante para o desenvolvimento da coordenação motora fina, global, lateralidade e outras. Conheça algumas delas: 

 

Coordenação Motora Global 

Consciência corporal e controle de musculatura ampla para realizar movimentos complexos. 

 

Lateralidade 

Consciência de que o corpo tem dois lados e da noção do externo e interno. 

 

Coordenação Motora Fina 

Controle dos pequenos músculos, como movimento das mãos, da face e visual. 

 

Organização Espacial-temporal 

Habilidade de perceber o tempo e a relação com as ações, diferenciando o ritmo e que têm começo, meio e fim. 

 

Esquema Corporal 

Consciência do próprio corpo e das partes que o compõem, compreendendo os movimentos e ações corporais. 

 

No Integração o brincar é premissa básica para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Através das brincadeiras a criança vivencia experiências que proporcionam o desenvolvimento integral das habilidades através do movimento. 

Quando brinca, a criança expressa vontades, necessidades, faz descobertas, se organiza, elabora situações, desenvolve a autonomia e, dentre muitas coisas, experimenta um mundo de possibilidades. O corpo e o movimento são partes importantes para a formação geral do ser humano, por tanto é fundamental para a aprendizagem. 

Aprender e brincar são coisas sérias, fazem parte da vida cotidiana e real da criança, por isso, são prioridades na Educação Infantil do Colégio Integração na rotina da escola ou nas aulas remotas. 

Saiba mais sobre as especificidades de cada área motora conferindo o artigo na íntegra em Instituto NeuroSaber. 

Faça o primeiro comentário a "Conheça as áreas psicomotoras e como podem ser estimuladas na aprendizagem"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*