O estudo da psicomotricidade se concentra no desenvolvimento motor da criança, considerando os aspectos emocionais e cognitivos.
O desenvolvimento psicomotor da criança passa por etapas. É importante o estímulo de cada uma delas porque são essenciais para a formação infantil. Cada área psicomotora pode ser estimulada através de jogos e atividades de aprendizagem que trabalhem o movimento.
Conheça quais são as áreas psicomotoras
Antes de elencá-las, é importante dizer que as áreas psicomotoras podem e devem ser estimuladas na escola. Veja a seguir algumas delas:
Coordenação Motora Global
Consciência corporal e controle de musculatura ampla para realizar movimentos complexos.
Lateralidade
Consciência de que o corpo tem dois lados e da noção do externo e interno.
Coordenação Motora Fina
Controle dos pequenos músculos, como movimento das mãos, da face e visual.
Organização Espacial-temporal
Habilidade de perceber o tempo e a relação com as ações, diferenciando o ritmo e que têm começo, meio e fim.
Esquema Corporal
Consciência do próprio corpo e das partes que o compõem, compreendendo os movimentos e ações corporais.
No Colégio Integração, o brincar é premissa básica para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Através das brincadeiras a criança vivencia experiências que proporcionam o desenvolvimento integral das habilidades através do movimento.
Quando brinca, a criança expressa vontades, necessidades, faz descobertas, se organiza, elabora situações, desenvolve a autonomia e, dentre muitas coisas, experimenta um mundo de possibilidades. O corpo e o movimento são partes importantes para a formação geral do ser humano, por tanto é fundamental para a aprendizagem.
Aprender e brincar são coisas sérias, fazem parte da vida cotidiana e real da criança, por isso, são prioridades na Educação Infantil do Colégio Integração na rotina da escola ou nas aulas remotas.
Faça o primeiro comentário a "Conheça as áreas psicomotoras e como podem ser estimuladas na aprendizagem"