Dicas para educação remota de crianças

Dicas para educação remota de crianças

Muito se tem falado de aulas remotas e em como elas têm ajudado os alunos dos ensinos Fundamental e Médio em tempos de pandemia. Mas e a Educação infantil? Como a educação remota de crianças pode ajudar nossos pequenos? Primeiramente vamos contextualizar e definir o que, afinal, é uma aula remota. É a denominação dada às aulas que, em meio a essa pandemia de Covid-19, são oferecidas de  forma não convencional, em função da impossibilidade da presença nas instituições de ensino. De forma padrão, as aulas remotas são realizadas por meio de vídeo chamadas.

 

O que é aula remota? 

Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), aulas remotas oferecem a continuidade da escolarização por meio de recursos tecnológicos, só que a distância. As lições são encaminhadas às turmas pelos professores de cada matéria, no mesmo horário da aula presencial. Prática que tem garantindo o cumprimento do conteúdo programático previsto para cada disciplina.

O que difere do conceito de Educação a Distância (EAD), que é, via de regra, um formato de ensino e aprendizagem caracterizado como autoinstrucional com apoio pedagógico.

Contudo, a pandemia pegou o mundo de surpresa.

Nem todas as escolas e alunos contam com a eficiência e assertividade de aplicativos profissionais de comunicação e de gestão escolar. Então, também utilizam e-mails, redes sociais, WhatsApp etc. Esses são alguns dos canais que as escolas encontraram para continuar a escolarização dos alunos de forma não-presencial.

 

Dicas para atividades nas aulas remotas 

Estamos atravessando um momento no qual a educação sofreu uma alteração repentina e brusca.

Ainda não estamos totalmente prontos ou adequados à essa transformação, mas não devemos ficar passivos, ao contrário, devemos ser agentes dessa mudança, participando ativamente dela.

Não é fácil! Mas quebrar paradigmas também é o papel da educação, reinventando e reforçando a inter-relação da tríade educacional: a escola, o aluno e a família. 

Eis algumas dicas para facilitar as atividades durante a educação remota:

 

Câmera ligada para aproximar 

Para manter a proximidade do seu filho, professor e coleguinhas, é importante que a webcam esteja sempre “aberta”. Isso fortalece o laço afetivo com a turma e propõe interatividade, muito relevante para o aprendizado.

 

Ler é aprender 

A leitura é muito importante, por isso ler para seu filho é um hábito que faz muita diferença nos momentos atuais. Faça ele interpretar a história através de desenhos e depois contar e compartilhar com os outros coleguinhas de sala.

 

Meu nome é… 

Utilizar a letra do primeiro nome para representar objetos é uma ótima ideia para seu filho aprender melhor as palavras. Vale tudo, colagem, massinha de modelar ou recorte de revistas e jornais para representar.

 

Participe das atividades 

O momento é difícil, desgastante e desafiador. Porém, precisamos ter a consciência de que a participação e o envolvimento dos pais é muito importante ao longo do processo de ensino-aprendizagem das crianças desta etapa escolar; seja na educação presencial, seja na remota ou híbrida. Demonstre interesse com perguntas sobre as aulas, faça atividades junto sempre que possível, acompanhe a evolução do seu pequeno de pertinho. Nós estamos a postos!! Para ensinar e para ajudar!

 

Faça o primeiro comentário a "Dicas para educação remota de crianças"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*