Diversidade e respeito: a importância de falar sobre isso com as crianças

Diversidade e respeito: a importância de falar sobre isso com as crianças

Ao entrar na escola, a criança começa a ter contato mais direto e constante com pessoas que não são da sua família. É um período importante para falar sobre assuntos como a diversidade, reforçando a ideia de que é positivo conviver com as diferenças e, mais do que isso, é necessário respeitá-las. 

Portanto, falar sobre essa questão o quanto antes facilitará o entendimento e a adaptação da criança para sua interação com os colegas e professores dentro do ambiente escolar. Preparar o aluno para conhecer pessoas diferentes do convívio familiar ajuda a evitar, por exemplo, atitudes preconceituosas que ocorrem, muitas vezes, pelo simples fato de a criança se sentir insegura com quem não fazia parte da sua rotina. 

 

Falando sobre diversidade com os pequenos 

Veja a seguir algumas sugestões interessantes para você falar sobre diversidade com seu filho de maneira prática, natural e leve. 

 

Histórias com personagens que apresentam diversidade étnica 

Os livros infantis oferecem ricos conteúdos sobre o assunto, através principalmente de personagens que envolvem questões relacionadas a diferentes tipos de aparência, etnia, cultura e costumes. São ótimas possibilidades para falar sobre diversidade com as crianças. iteratura infantil é uma excelente maneira de inserir uma conversa em casa sobre a diversidade, seja com questões voltadas à aparência, cor da pele, cultura e costumes. Há muitos livros que podem ser uma ótima oportunidade para introduzir uma conversa com as crianças, como por exemplo: 

 

Abaré, de Graça Lima 

Fala sobre um índio mati e seus abarés (amigos). Aborda a cultura indígena e promove a pluralidade cultural. 

 

Amoras, de Emicida 

Livro inspirado em uma das músicas do autor, apresenta o reconhecimento das diferenças e o orgulho de ser quem você é. 

 

Elmer, o elefante xadrez, de David McKee 

Elmer é um elefante xadrez, diferente dos outros. Ele se pinta de cinza para ficar igual aos outros. Uma história que fala sobre a busca por pertencimento e os valores de ser único. 

 

Histórias da Preta, de Heloísa Pires Lima 

Este livro aborda questões relacionadas à raça e cor da pele. Camila, tia de “Preta” (assim ela a chama), conta diversas histórias sobre os povos da África, o menino japonês e a menina transparente. Fala sobre a importância de enaltecer e preservar as nossas histórias, valorizando a nossa identidade e autoestima. 

 

Colocar o tema no dia a dia da criança 

Sempre existe a possibilidade de falar sobre diversidade no dia a dia da criança, reforçando a importância de compreender e respeitar as diferenças. Você pode, por exemplo, falar sobre as belezas presentes nas características de outras pessoas de fora da família.  

Ao escolher brinquedos, ofereça personagens diferentes da criança. O mesmo acontece na escolha de filmes infantis, contribuindo para a convivência dela com a pluralidade. 

Abordagens rotineiras favorecem o entendimento e a naturalidade do tratamento que a criança terá com a diversidade. 

Faça o primeiro comentário a "Diversidade e respeito: a importância de falar sobre isso com as crianças"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*