Empreendedorismo para crianças: por que começar já?

Empreendedorismo para crianças: por que começar já?

Falar sobre empreendedorismo para crianças pode parecer um assunto precoce. Mas só até analisarmos o cenário global atual.

Afinal, vivemos em uma sociedade em constante mudança. Onde, infelizmente, a desigualdade e a falta de oportunidades são uma constante em muitas partes do mundo.

Por isso, o empreendedorismo é uma forma de fechar as lacunas e criar mais oportunidades. Um processo que pode ficar mais prático e assertivo quando trabalhamos estímulos e valores desde cedo.

Então vamos entender melhor tudo isso e conhecer melhor as vantagens do empreendedorismo para crianças a seguir.

 

O que é realmente empreendedorismo?

Muitas pessoas acreditam que o conceito de empreendedorismo é voltado apenas para quem quer iniciar um negócio. Mas esse não é o caso.

De fato, sua definição vem do verbo empreender, que significa começar a fazer uma determinada coisa. Especialmente quando requer esforço ou trabalho. Ou quando tem uma certa importância ou magnitude.

 

Por que então ensinar empreendedorismo para crianças?

Seguindo o significado do termo, que você viu no tópico anterior, o empreendedorismo é um estímulo essencial para as mais diversas iniciativas em nossas vidas. 

Estudos já apontam que, com o treinamento certo, as crianças que aprendem sobre empreendedorismo desde cedo terão uma capacidade maior de:

  • Correr riscos de forma mais calculada,
  • Fortalecer a tolerância ao fracasso,
  • Se adaptar ao seu contexto para aprender com seus erros,
  • Alcançar o sucesso de uma forma mais plena.

Além disso, fortalecerão ainda sua motivação, inteligência emocional, autoconfiança e capacidade de tomar decisões.

Para motivar o empreendedorismo para crianças, é necessário criar espaços nos quais possam expor suas ideias e desenvolvê-las.

Por isso, competições e exposições realizadas dentro das próprias instituições de ensino são essenciais. Pois também podem ser uma forma de preparar crianças e jovens para competir e aperfeiçoar seus projetos.

Muito disso você já encontra nas inúmeras atividades promovidas pelo Colégio Integração junto aos seus alunos – acompanhe os Stories em nosso Instagram para saber mais.

Todo esse conhecimento pode ser complementado se os ensinamentos sobre responsabilidade social, empatia e reconhecimento das necessidades de sua comunidade também são instilados. Tudo voltado para desenvolver ideias e apoiar aqueles que mais precisam.

 

Vantagens do empreendedorismo para crianças

Uma forma de fortalecer o empreendedorismo para crianças é fomentar uma atitude empreendedora junto aos alunos.

Pois é justamente isso o que lhes permite enfrentar melhor os desafios da vida. E funcionará especialmente para aqueles que optam por começar seu próprio negócio.

1) Constrói a resiliência

A resiliência é a habilidade que permite ao ser humano permanecer à tona diante das adversidades, superá-las e fortalecer-se a partir delas.

Para uma criança, não conseguir alcançar algo pode ser uma grande frustração. É aí que é bom para você entrar e transformar esse “grande problema” em algo que pode ser resolvido.

Entre as atividades desenvolvidas no Integração através do LIV, é possível mostrar aos alunos que o certo não é se concentrar na angústia, mas na solução. Juntos fica mais fácil avaliar como a situação pode ser resolvida.

2) Ensina a planejar

O planejamento pode ser incutido nas crianças de maneiras que tornam isso divertido para elas. E não algo imposto.

Por exemplo, é possível estabelecer uma meta, como comprar um brinquedo, como uma ideia de jogo sobre as várias maneiras de salvar. Em seguida, estabelecer um plano semanal.

Claro, é muito importante cumpri-lo plenamente. Assim é possível vivenciar o empreendedorismo para crianças na prática!

3) Reconhece seus talentos

É importante que uma criança tenha confiança em suas próprias habilidades e reconheça os frutos de suas próprias competências.

Por isso, é importante primeiro incutir valores como integridade, persistência e bondade.

Além disso, é importante evitar “falsos elogios” que podem distorcer suas habilidades e até mesmo criar uma personalidade arrogante.

 

Como ensinar empreendedorismo para crianças?

Todos os alunos podem se tornar um empreendedor de sucesso no futuro. O segredo está no comprometimento de cada um.

Para alcançar um nível ideal de compromisso, recomendamos as seguintes práticas:

Fortalecer a autoestima e a segurança das crianças

Recompense comportamentos apropriados, com incentivos emocionais positivos. Isso é essencial para construir a autoestima das crianças e contribuir para uma série de questões – pessoais e profissionais – em sua vida adulta.

Preste muita atenção às conquistas de cada um, especialmente quando o assunto é empreendedorismo para crianças. Para eles, é importante reconhecer cada objetivo alcançado. Por isso, use frases, como:

  • “Olha como você fez isso bem”,
  • “Gosto de ver como vocês brincam juntos, essa é uma verdadeira equipe!”,
  • “Outro dia notei que sua leitura melhorou, muito bem”,
  • “Vejam quantas doações conseguimos conquistar! Vamos ajudar muitas pessoas graças ao sucesso do trabalho que vocês desenvolveram!”.

Estimular a organização e o planejamento em cada um

Na escola há rotinas muito claras. Então é essencial tornar as crianças responsáveis por segui-las.

Por isso, vale compartilhar todos os dias como a primeira atividade em sala de aula será. Além do itinerário, para que eles saibam quais aulas ou disciplinas serão estudadas naquele dia e em que ordem.

Isso tem um impacto positivo também na hora de ajudá-los a melhorar a disciplina em sala de aula. Então quando chegar a hora de mudar de matéria, pergunte abertamente: Você sabe qual é a aula agora? Então qual material você tem para preparar?

Você também pode dar-lhes pequenos projetos semanais. Que comecem na segunda-feira e que serão apresentados e entregues no final da semana.

Assim eles terão que fazer um calendário para distribuir a carga horária. O que vai ajudar a fazer tudo a tempo para a entrega.

Incentivar a ação

Permita que as crianças sejam as mais independentes possível, pelo menos uma vez por mês.

Pergunte abertamente: “O que você gostaria de aprender?”. Pois isso facilita todas as ações para que eles realizem suas pesquisas. Além de concluí-la satisfatoriamente.

 

Formar crianças empreendedoras requer um esforço extra

Em suma, o que faz a diferença no empreendedorismo é ter a mente e a atitude de um empreendedor de sucesso.

Por isso, a criança que sonha com algo e se estabelece com o objetivo de torná-la eficaz, sempre terá mais vantagens. Ainda mais sobre aqueles que não se atrevem a realizar seus desejos.

Ensiná-los a lidar com isso desde cedo, ao encontrar, entender e colocar em práticas estes planos e projetos, a escola forma cidadãos mais preparados para esta nova sociedade. E com mais oportunidades de sucesso.

Para o Colégio Integração, referência de ensino em toda a Baixada Santista, o empreendedorismo infantil não é novidade.

Especialmente após a chegada do Garagem 21, do Garaginha e de outras iniciativas voltadas para preparar os alunos para um futuro altamente promissor.

Quer saber mais? Então fale com a gente hoje mesmo!

Faça o primeiro comentário a "Empreendedorismo para crianças: por que começar já?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*