Enem digital: Saiba como vai funcionar

Enem digital: Saiba como vai funcionar

Além da prova presencial, o Exame Nacional do Ensino Médio terá também aplicação digital. Mas, afinal, o que muda a partir de agora? Neste ano, a aplicação digital acontece em modelo piloto, com número de vagas limitado a pouco mais de 100 mil candidatos (já inscritos). Portanto, a maior parte dos vestibulandos deve fazer a prova tradicional (impressa) nos dias 17 e 24 de janeiro. Já o Enem Digital acontecerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

 

Mas afinal, o que é o Enem Digital? 

O Enem Digital é uma nova forma e uma opção de prova que os candidatos terão a partir de uma plataforma online. Com essa nova forma de aplicação, terá questões mais interativas, ampliando o leque de possibilidades, com vídeos, jogos e infográficos.  

 

Vantagens e desvantagens 

A motivação para a mudança se deu por parte do governo, para economizar na impressão das provas, mas o principal fator dessa mudança, e uma das principais vantagens, se dá pelo resultado da prova ser imediato. No modelo tradicional, o processo de correção e checagem costuma ser demorado. 

Porém, para que o exame seja feito de maneira online, é preciso que exista uma infraestrutura maior, incluindo computador e internet. E essa ainda não é a realidade de muitas cidades brasileiras.  

 

As provas serão iguais? 

As perguntas do Enem Digital serão diferentes das provas tradicionais, mas terão o mesmo formato, tempo de duração e nível de dificuldade. O mesmo vale para as redações, que terão temas distintos. 

metodologia de cálculo da nota do Enem, conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item) será utilizada como correção dos dois tipos de provas, tornando-se comparáveis. Desta forma, o exame consegue identificar com precisão a capacidade de cada um, independentemente de qual modalidade escolhida. 

 

Covid-19 e as novas regras 

Segundo o Inep, o número de salas (205 mil) é superior à edição de 2019, garantindo que metade das carteiras seja ocupada, respeitando o distanciamento social. 

O Inep também incluirá salas especiais, com 12 carteiras, para pessoas mais vulneráveis à Covid-19, como gestantes, idosos e lactantes. Todos serão detectados previamente pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Outras medidas já foram divulgadas, incluindo o uso obrigatório de máscara de proteção, protocolos de proteção a idas ao banheiro e vistorias de materiais e lanches e a artigos religiosos, sob risco de eliminação. 

Todas as regras e demais determinações podem ser conferidas nos editais oficiais do Enem 2020: 

Edital Enem 2020 Digital 

Edital Enem 2020 Impresso 

Faça o primeiro comentário a "Enem digital: Saiba como vai funcionar"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*