Além da prova presencial, o Exame Nacional do Ensino Médio terá também aplicação digital. Mas, afinal, o que muda a partir de agora? Neste ano, a aplicação digital acontece em modelo piloto, com número de vagas limitado a pouco mais de 100 mil candidatos (já inscritos). Portanto, a maior parte dos vestibulandos deve fazer a prova tradicional (impressa) nos dias 17 e 24 de janeiro. Já o Enem Digital acontecerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Mas afinal, o que é o Enem Digital?
O Enem Digital é uma nova forma e uma opção de prova que os candidatos terão a partir de uma plataforma online. Com essa nova forma de aplicação, terá questões mais interativas, ampliando o leque de possibilidades, com vídeos, jogos e infográficos.
Vantagens e desvantagens
A motivação para a mudança se deu por parte do governo, para economizar na impressão das provas, mas o principal fator dessa mudança, e uma das principais vantagens, se dá pelo resultado da prova ser imediato. No modelo tradicional, o processo de correção e checagem costuma ser demorado.
Porém, para que o exame seja feito de maneira online, é preciso que exista uma infraestrutura maior, incluindo computador e internet. E essa ainda não é a realidade de muitas cidades brasileiras.
As provas serão iguais?
As perguntas do Enem Digital serão diferentes das provas tradicionais, mas terão o mesmo formato, tempo de duração e nível de dificuldade. O mesmo vale para as redações, que terão temas distintos.
A metodologia de cálculo da nota do Enem, conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item) será utilizada como correção dos dois tipos de provas, tornando-se comparáveis. Desta forma, o exame consegue identificar com precisão a capacidade de cada um, independentemente de qual modalidade escolhida.
Covid-19 e as novas regras
Segundo o Inep, o número de salas (205 mil) é superior à edição de 2019, garantindo que metade das carteiras seja ocupada, respeitando o distanciamento social.
O Inep também incluirá salas especiais, com 12 carteiras, para pessoas mais vulneráveis à Covid-19, como gestantes, idosos e lactantes. Todos serão detectados previamente pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Outras medidas já foram divulgadas, incluindo o uso obrigatório de máscara de proteção, protocolos de proteção a idas ao banheiro e vistorias de materiais e lanches e a artigos religiosos, sob risco de eliminação.
Todas as regras e demais determinações podem ser conferidas nos editais oficiais do Enem 2020:
Faça o primeiro comentário a "Enem digital: Saiba como vai funcionar"