Brincar também é uma forma de aprendizado na escola

Brincar também é uma forma de aprendizado na escola

Criar contextos para que as crianças possam brincar e se relacionar com liberdade e segurança.

Pode não parecer, mas o ato de brincar é considerado uma prática social, tão importante para o desenvolvimento da criança quanto fazer cálculos, ler e escrever. É necessário, portanto que essa prática seja estimulada dentro do ambiente escolar. Principalmente nas áreas da linguagem e da expressão do aluno. 

Vivemos um período onde o tempo e o espaço para as brincadeiras estão cada vez mais escassos, e as obrigações cada vez mais presentes; onde as crianças ficam sobrecarregadas de informações e tarefas urgentes.

Nesse contexto, o universo escolar torna-se um aliado na preservação desse espaço e desse tempo para o desenvolvimento da brincadeira espontânea, com mais liberdade de tempo e de espaço.

Outro aliado é o próprio lugar físico onde ocorre a brincadeira. Na escola, ele pode ser o pátio aberto e até mesmo o parquinho. Locais que contam com a presença da natureza e suas características que promovem a liberdade: o verde, a terra, os bichos, as nuvens e o sol! Verdadeiros oásis de sorrisos livres para a infância cerceada pelo concreto das cidades.  

Nos momentos de brincadeira livre em espaços abertos, o desenvolvimento educativo também ocorre na própria relação entre as crianças. Os conflitos e desavenças são solucionados ali mesmo, dentro de uma abordagem construtivista, contribuindo para o seu crescimento e aprendizado.

 

E qual é o papel do professor no desenvolvimento infantil? 

O professor tem muita relevância no processo do aprendizado através do brincar. Ele é o responsável pela criação dos contextos para que as crianças possam se relacionar com liberdade e também com segurança. Sua presença é fundamental ainda para aprender os interesses e as habilidades de cada criança. 
 
Outro fator preponderante para o desenvolvimento da criança durante as brincadeiras é a manutenção do que podemos chamar de patrimônio cultural infantil. No pátio e no parque, as brincadeiras que vêm de outras épocas ganham fôlego e se perpetuam. Amarelinha, Corre Cutia, pular corda, pique-esconde e muitas outras se relacionam com as brincadeiras atuais. É aí que a presença do professor se torna mais importante, pois ele é o responsável por compartilhar o conhecimento dos jogos e brincadeiras antigos para as crianças.  
 
O espaço livre da escola destinado ao brincar é, antes de tudo, um lugar democrático, onde as crianças compartilham suas brincadeiras diversas aprendendo a respeitar os limites de cada uma delas: o espaço de pular corda, o espaço da Amarelinha, o espaço do jogo de futebol e assim por diante. 
 
Brincando com segurança e liberdade, as crianças movimentam o corpo, desenvolvem as suas habilidades físicas e intelectuais, desafiam seus limites e passam momentos marcantes que formarão um grande estoque de memórias desse período especial que é a infância.  
 
O Colégio Integração possui uma das maiores estruturas pedagógicas da Baixada Santista, incluindo áreas abertas como o espaço vivência e o pátio ao ar livre, que são ideais para o desenvolvimento do aprendizado através das brincadeiras. Quer conhecer a Educação Infantil do Integração? Entre em contato ou faça o agendamento automático  e venha nos conhecer! 

Faça o primeiro comentário a "Brincar também é uma forma de aprendizado na escola"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*