Estudar em casa: descubra como fazer e dicas para melhorar desempenho

Estudar em casa: descubra como fazer e dicas para melhorar desempenho

Estudar em casa e sozinho não é uma tarefa fácil, exige foco, comprometimento e dedicação

Estudar em casa e sozinho não é uma tarefa fácil, exige foco, comprometimento e dedicação. As distrações são muitas e aquele famoso “vou dar só uma olhadinha nas redes sociais” facilmente se transforma em horas. Isso já aconteceu com você?! 

Pois saiba que é mais comum do que se imagina! A procrastinação é a grande vilã do estudo em casa, seja durante as aulas híbridas ou nas atividades extraclasse. Mas não precisa ser! Com um plano de estudos bem estruturado fica mais fácil se organizar para as horas serem bem aproveitadas. 

E para te orientar da melhor maneira, separamos algumas dicas que certamente vão te ajudar neste processo. 

 

1. Aumente sua concentração 

Um bom recurso para eliminar distrações e a aumentar a concentração é ouvir música durante o momento dos estudos. Sim, isso mesmo: música! 

A música tem um efeito relaxante no cérebro, o que garante mais foco e concentração no momento de se aprofundar no conteúdo passado pelo professor ou mesmo de realizar os exercícios. Talvez alguns barulhos da rotina possam te desconcentrar em algum momento ao estudar em casa.  

Em um estudo feito pelo Spotify com alunos ingleses, foram divulgados dados importantes sobre isso: nas provas, a média dos participantes que estudam ouvindo música clássica é cerca de 12% superior à média dos demais.  

Além de abafar o som ambiente que pode desconcentrar, a música tem um efeito relaxante no cérebro. E isso auxilia a aumentar o foco no momento de se aprofundar no conteúdo passado pelo professor ou mesmo de realizar os exercícios. 

 

2. Tenha uma rotina 

Rotina, em geral, não é uma palavra associada a algo muito atrativo, nós sabemos. Mas quando o assunto é concentração para estudar em casa, pode ter certeza que mantê-la bem estruturada vai fazer toda a diferença! 

Isso porque, além de auxiliar você a se comprometer com esse momento, a rotina vai ajudar o seu cérebro a entender que aquela é a hora dos estudos, facilitando o processo de aprendizagem ao estudar em casa. 

Então, para começar, organize a sua rotina. Isso envolve um cronograma completo, composto por horas de estudo por dia, divisão das matérias e períodos de intervalo – sim, a pausa também é essencial. 

Escolha um ambiente calmo, com boa iluminação, tranquilo e sem distrações. Organize o espaço de maneira a ser confortável para o momento do estudo, com seu cronograma e os recursos necessários sempre à mão. 

Desconecte-se das redes sociais ou de qualquer outro aparelho que possa te desconcentrar. 

 

3. Arrume sua postura 

Ao passar muito tempo em frente ao computador ou debruçado nos livros e cadernos, é normal não reparar na nossa postura. No entanto, esse é um ponto importante e que merece atenção, já que pode inclusive atrapalhar o seu rendimento. 

Quando a coluna não está reta, podem aparecer dores nas costas, às vezes nas pernas e até nos dedos e pulsos quando a digitação é constante. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a dor nas costas é uma das maiores queixas dos brasileiros, afetando 36% da população de forma crônica. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 80% da população mundial sofrerá deste mal em algum momento da vida. 

Portanto, atenção redobrada, ok?! Uma boa dica aqui é lembrar de se alongar sempre que possível! Levantar da cadeira por alguns minutos e dar uma leve caminhada também pode ajudar. 

 

4. Dê uma pausa das telas 

Se você vai assistir a uma aula online, vai precisar de um computador ou celular. Isso é fato. Esse recurso pode ser utilizado também para facilitar a pesquisa, para encontrar conteúdos complementares e por aí vai., mas lembre-se de fechar as outras páginas e aplicativos – para não cair em tentação! 

Fora desses momentos, o ideal é evitá-las, incluindo celular e televisão. São distrações muito convidativas e que tiram o foco facilmente. Claro que nem sempre é possível manter esse foco 100% nos livros. Em alguns dias a atenção pode diminuir e, mesmo que você não deseje, a mente pode dar sinais de cansaço. Aí, nesses casos, será preciso sim respeitar o seu momento e dar uma pausa mais longa. E tudo bem! O importante é não tornar a pausa longa uma rotina. 

Na preparação para o vestibular, os conteúdos são muitos, por isso não é indicado deixar acumular. 

 

5. Tenha um tempo para você 

Reserve um tempo no dia para você, seja para colocar a conversa em dia com o amigo, assistir sua série favorita, praticar seu esporte favorito ou ler.  No final de semana principalmente! 

Evitar o estresse e o esgotamento é essencial nesta etapa de preparação para o vestibular. O corpo e a mente precisam de uma pausa e tudo que é em excesso, faz mal. Portanto, a palavra-chave é equilíbrio. 

Gostou das dicas? Então vamos estudar em casa! No Colégio Integração, nossos alunos estão sendo preparados de forma a potencializar seu processo de aprendizado rumo à tão sonhada vaga no curso escolhido! 

Faça o primeiro comentário a "Estudar em casa: descubra como fazer e dicas para melhorar desempenho"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*