Expressão corporal e seus benefícios

Expressão corporal e seus benefícios

Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas

Pode-se dizer que a expressão corporal vai além de se expressar através de movimento do corpo, representativos ou simbólicos. Está ligada também aos sentimentos e ás emoções.  

Por isso, a expressão corporal abrange, além do corpo, a voz, o ritmo, o gesto, a postura e o movimento.  

 

Os objetivos da expressão corporal 

Existem basicamente três objetivos principais da expressão corporal: os físicos, os psíquicos e os socioafetivos. 

Os primeiros estão relacionados ao condicionamento físico e ao desenvolvimento das habilidades. Portanto, são objetivos melhorar e prevenir a condição física, promover o aprendizado técnico, ampliar o conhecimento sobre o próprio corpo e desenvolver a linguagem corporal. 

Já os objetivos psíquicos estão são melhorar a criatividade, aumentar a autoestima, ampliar a memória e a capacidade de atenção e observação. 

Os objetivos socioafetivos estão relacionados a melhora das relações interpessoais, do desenvolvimento sensorial ligados às emoções e sentimentos. 

 

A importância da expressão corporal na educação infantil 

Na infância, o aprendizado é mais intenso e constante. Tudo é motivo para aprender, desde as brincadeiras com os amigos, o passeio no parque e até mesmo observando o movimento das pessoas caminhado ou se exercitando.  

Isso inclui o aprendizado com o próprio corpo. As descobertas dos movimentos, das sensações, texturas e espaços são essenciais para a criança entender seu corpo e o que existe ao redor dele. 

Nesse contexto, a expressão corporal ganha muita importância. Afinal, nas crianças a expressão através do corpo existe antes mesmo das expressões da fala e da escrita. Um dedo apontado, os braços levantados e até mesmo um movimento negativo com a cabeça são exemplos disso. 

Outro fator positivo da expressão corporação na Educação Infantil é o fato dela ajudar a promover outras habilidades como a pintura e a escrita. 

Desenvolver a expressão corporal da criança é, portanto, uma aliada para o seu desenvolvimento pleno, contribuindo para estimular suas habilidades e trabalhar suas emoções. 

 

Faça o primeiro comentário a "Expressão corporal e seus benefícios"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*