Expressão corporal e seus benefícios

Expressão corporal e seus benefícios

Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas

Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo. 

A linguagem do nosso corpo é a comunicação não-verbal, pois utilizamos gestos, posturas e movimentos. Os instrumentos mais comuns da expressão corporal são: o corpo, a voz, o som, o ritmo, o gesto, a postura, o movimento, o espaço, o tempo. 

 

Objetivos da expressão e da criatividade 

Físicos: 

  • Como prevenção e manutenção da condição física; 
  • Aquisição de algumas aprendizagens técnicas; 
  • Conhecimento das possibilidades de movimento do próprio corpo; 
  • Desenvolvimento da linguagem corporal; 
  • Domínio do próprio corpo. 

 

Psíquicos: 

  • Melhora da espontaneidade e da criatividade; 
  • Incidência de uma melhora da memória, capacidade de atenção e observação; 
  • Melhora da disponibilidade. 

 

Socioafetivos: 

  • Melhora das relações no grupo e da comunicação; 
  • Liberação das tensões internas mediante o movimento criativo; 
  • Melhora do desenvolvimento sensorial em nível de emoção, de sentimentos, de inquietações etc. 

 

Por que a expressão corporal deve fazer parte da educação infantil? 

A infância é um período de intenso aprendizado. Durante uma brincadeira, ao caminhar com os pais pelo parque ou praça, ou até mesmo observando as pessoas passando na rua, todas essas atividades simples são fonte de aprendizado para uma criança. 

Mas, além do mundo ao seu redor, a criança aprende usando seu corpo. Dar os primeiros passos, tocar objetos, sentir a textura do pelo dos animais, de uma fruta, a temperatura da água e da comida, tudo isso é feito com a ajuda de seu corpo. 

E, quando aprende a se movimentar sozinha, o corpo ganha ainda mais importância, já que cada movimento ajuda a transmitir um sentimento e para que ela tome contato com o outro, com a realidade ao seu redor. 

Por isso a expressão corporal é tão importante, principalmente na educação infantil. Antes mesmo da fala ou da escrita, já usamos nosso corpo para comunicar nossos desejos. Para uma criança, o corpo é uma fonte importante de conteúdo, é onde ele é produzido. 

Além disso, ao utilizar a expressão corporal em conjunto com outras habilidades que são trabalhadas na escola, como a pintura ou a introdução às letras, a criança exercita todo o seu potencial, aumentando sua inteligência e melhorando seu desenvolvimento. 

A expressão corporal é uma excelente ferramenta para que a criança se desenvolva em sua totalidade, aprendendo a lidar com seus sentimentos e os do outro, e também a descobrir seu papel no mundo. 

As experiências do brincar, aliadas ao trabalho de consciência corporal, tornam o desenvolvimento infantil muito mais completo. 

Faça o primeiro comentário a "Expressão corporal e seus benefícios"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*