Itinerários formativos: entenda essa novidade do Novo Ensino Médio

Itinerários formativos: entenda essa novidade do Novo Ensino Médio

Entre as mudanças que os estudantes vão experimentar com o Novo Ensino Médio a partir deste ano, os itinerários formativos foram a grande novidade.

Através deles, vai ficar mais fácil se preparar para o futuro e a entrada no mercado de trabalho. Além de garantir o conteúdo mais voltado para suas aptidões e interesses. Então vamos entender melhor como isso vai funcionar na prática?

 

O que são os Itinerários Formativos?

A entrada do Novo Ensino Médio em vigor, já no início de 2022, nasceu de uma mudança realizada através de uma diretriz do PNE – Programa Nacional da Educação.

Trata-se de um conjunto de unidades curriculares que deve ser oferecido por todas as instituições de ensino, públicas e privadas, a partir de 2022 para alunos do primeiro ano. E obrigatoriamente até 2024 para a totalidade do ensino médio.

As áreas do conhecimento a serem trabalhadas dentro dos itinerários formativos são:

  • Linguagens e suas Tecnologias,
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas,
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias,
  • Matemática e suas Tecnologias.

Dessa forma, os itinerários formativos se somam ao conteúdo obrigatório, determinado através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A diferença é que os itinerários são optativos – cabe ao aluno escolher qual ou quais quer cursar.

É possível escolher entre se aprofundar em uma determinada área de conhecimento ou seguir em uma Formação Técnica e Profissional (FTP). Ou até optar por um dos itinerários formativos que incluam os conhecimentos de mais de uma área e da FTP.

A este conjunto de disciplinas e projetos serão destinadas 1200 horas letivas totais, a serem distribuídas durante os três anos do ensino médio.

Ao fim deste período, a instituição de ensino escolhida pelo aluno vai emitir um certificado, onde vai atestar a conclusão dos itinerários formativos cursados.

 

Eixos estruturantes: a base dos itinerários formativos

Assim como os alunos, as escolas também terão flexibilidade e autonomia para definir quais serão os itinerários oferecidos dentro de seu currículo.

Essa decisão deverá ser tomada com base nas necessidades, particularidades e objetivos – tanto dos alunos quanto dos profissionais da Educação.

Para isso, as escolas devem se basear e considerar os quatro eixos estruturantes determinados na BNCC. Sendo assim, cada itinerário deve abranger pelo menos um destes pontos a seguir:

 

Investigação científica

O foco deve ser a ciência e a robótica, como um ponto de partida para a investigação da realidade e a interpretação de ideias.

Para colocar isso em contexto, deve-se abordar o conhecimento de práticas científicas. Assim como a habilidade de pensar e o fazer científico, através de uma base metodológica.

O objetivo então é promover uma maior da qualidade de vida para toda a comunidade. Além de um aprofundamento mais amplo dos conceitos científicos. Garantindo assim que o aluno seja mais capaz de interpretar processos, fenômenos e ideias.

 

Processos criativos

Aqui o foco é considerar as habilidades criativas dos alunos, considerando um cenário onde a tecnologia permeia mais e mais o futuro de toda a sociedade.

Por isso, essa parcela entre os itinerários formativos busca estimular a criatividade e a inovação.

Para isso, os alunos terão conteúdos e práticas voltados para desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e recursos sob uma ótica mais diferenciada, fora dos padrões convencionais.

A meta, neste eixo, é a criação de processos e produtos mais criativos, através de um mergulho no campo das ciências aplicadas, da cultura, das artes e das mídias.

Assim o aluno sairá do ensino médio com uma criatividade mais expressiva e aguçada, pronto para atuar de forma mais inovadora no mercado de trabalho e

 

Mediação e intervenção sociocultural

Neste terceiro eixo, o ponto central está na vida humana, na natureza e no planeta como um todo.

A sociedade tem lidado com desafios trazidos pelas mudanças sociais e climáticas, cada vez maiores e mais complexas dos últimos anos. Por isso, é preciso preparar os alunos para uma atuação pautada em boas práticas socioculturais e ambientais.

Assim eles chegarão ao fim do ensino médio com um conjunto maior de habilidades, que permitirão a eles atuarem como os verdadeiros agentes das mudanças que o planeta precisa.

 

Empreendedorismo

Neste último eixo, os itinerários formativos estarão mais concentrados nos ambientes de negócios e mercado de trabalho.

Sendo assim, o foco é despertar nos alunos uma postura mais empreendedora, através da criação e implementação de produtos e serviços inovadores.

Ao fim do ensino médio, a perspectiva é que os alunos estejam mais preparados para atuar com autonomia para articular seus projetos de vida, sempre pautados por valores, inovação e criatividade.

 

Composição dos itinerários formativos

Enquanto os eixos estruturantes normatizam a base teórica e contextual dos itinerários formativos, a parte prática se estrutura em três componentes:

  • Trilhas de aprofundamentos,
  • Eletivas,
  • Projeto de Vida.

A indicação é que o autoconhecimento seja o grande foco do 1º ano. Dessa forma, o aluno terá mais suporte e repertório para fazer definições mais precisas sobre as eletivas e os aprofundamentos.

Confira a seguir como estes três pontos serão trabalhados entre conteúdo, oficinas e projetos, durante os três anos do Novo Ensino Médio.

 

Aprofundamentos

Tem como objetivo ampliar os conhecimentos que serão trabalhados dentro da Formação Geral Básica. Mas de forma a otimizar a vocação, o desempenho e o potencial de cada aluno.

Leia também: Os hábitos de um estudante de alto desempenho

A recomendação é que os aprofundamentos, seja entre as áreas do conhecimento ou na formação técnica e profissional, tenham uma duração mínima de quatro semestres dos três anos de ensino médio, com uma carga horária total de, pelo menos, 500 horas letivas.

 

Eletivas

Pertencentes às opções definidas pelos alunos, deverão trabalhar temas, aprendizado e vivências. Sempre de forma a dar mais robustez ao conhecimento adquirido através de cada itinerário formativo.

O aluno pode escolher entre:

  • Cursar eletivas conectadas à mesma área do conhecimento ou formação técnica e profissional que estiver matriculado;
  • Diversificar sua formação, optando por eletivas ligadas aos temas associados a outras áreas do conhecimento.

 

Projeto de Vida

Esta parte do Novo Ensino Médio tem como objetivo ampliar o autoconhecimento entre os alunos. O que vai ajudar na hora de tomar decisões mais assertivas sobre a vida profissional – e até no aspecto pessoal também.

Não há carga horária específica definida para esta etapa. Mas, no Integração, o Projeto de Vida será abordado no LIV – Laboratório de Inteligência de Vida, com uma carga horária de um tempo / aula por semana.

Saiba mais sobre o LIV

 

Como os itinerários formativos vão funcionar para alunos do 2º e 3º anos?

Por enquanto, os itinerários formativos já estão em prática para os alunos que iniciaram o 1º ano do ensino médio agora, em 2022.

Mas isso não significa que os alunos dos outros anos do Colégio Integração – ou até de outras instituições, públicas ou particulares – não possam começar também a cursar também os itinerários formativos.

Basta se matricular no Go UP: uma formação complementar com base nos itinerários formativos criada pelo Colégio Integração. O GO UP é voltado para alunos do Ensino Médio – do Integração e de todas as escolas da região.

Além disso, quem cursa o Go UP Integração ganha também o acesso ao Garage 21: um ambiente totalmente instagramável, voltado para estimular habilidades como:

  • Economia e empreendedorismo, 
  • Saúde e bem-estar, 
  • Tecnologia e muito mais.

São várias disciplinas exclusivas e super atuais, sob medida para quem quer se preparar desde já para um futuro pleno e de muito sucesso. Comece já!

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