Kanban: a técnica para otimizar seus estudos

Kanban: a técnica para otimizar seus estudos

Os vestibulares, como o Enem, exigem grande preparação do candidato. E em meio a tanto conteúdo programático, livros, simulados, entre outros, é preciso muita dedicação e organização para que não fique nenhuma disciplina ou assunto sem estudar. Existem diversos recursos para organizar melhor o que precisa ser estudado e um deles é o Kanban 

A palavra kanban é um termo de origem japonesa que significa cartão e sinalização, criada na década de 1950 por Taiichi Ohno, integrante de uma montadora importante do Japão que tinha como objetivo otimizar o processo de produção em série. 

A técnica permite estruturar um objetivo visualmente, sendo dividido por três colunas: “Ainda por fazer”, “Em andamento” e “Concluído”. Que adaptando para uma sessão de estudos, por exemplo, pode ser alterado para: “Matérias que ainda vai estudar”, “Atividade que está resolvendo” e “Concluído”. 

 

Adotando na rotina de estudos 

Para aplicar a metodologia a sua rotina de estudos, a forma mais fácil é idealizando o que vai escrever no cartão, utilizando aqueles blocos autoadesivos (post-its). Basta separar um quadro em 3 colunas dividir suas atividades (como explicado acima) por blocos coloridos, para tonar o processo mais interativo e divertido. 

A dica é deixar tudo ainda mais organizado e visível, com todas suas metas para que você possa se empenhar ainda mais para atingi-las.  

A vantagem do Kanban é que você consegue controlar as suas atividades de uma maneira visual e mais organizada. E aí, vamos testar? 

 

Faça o primeiro comentário a "Kanban: a técnica para otimizar seus estudos"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*