Mobile Learning: entenda como funciona

Mobile Learning: entenda como funciona

Os dispositivos móveis fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, portanto é interessante utilizá-los na educação para aumentar o interesse dos estudantes nos conteúdos. O Mobile Learning é uma alternativa interessante e que utiliza a tecnologia para potencializar os estudos e o aprendizado.

Hoje vamos explicar o que é e quais as maiores vantagens de acrescentar essa metodologia na aprendizagem. É só continuar lendo.

 

Definição de Mobile Learning

Também conhecido como m-learning, o Mobile Learning é uma nova forma de metodologia de ensino que utiliza os dispositivos móveis como plataformas para facilitar o aprendizado. Sendo assim, ele aproveita a utilização cotidiana de celulares e tablets, para que sejam usados no contexto educacional.

O método permite que instituições educacionais forneçam conteúdo e conhecimento aos estudantes em qualquer plataforma, não ficando limitados a locais e horários fixos. Utilizando ferramentas e aplicativos para cumprir requisitos, estudar em grupo e baixar materiais relevantes, por exemplo.

 

Quais são as vantagens? 

O método traz diversos benefícios para o aprendizado dos estudantes, confira alguns deles:

 

Muito mais variedade de conteúdos

O estudante terá acesso a vídeos, áudios, testes e diversos conteúdos que exploram tudo que o universo digital pode oferecer. Essa variedade proporciona estímulos diversificados que atendem às necessidades dos estudantes que aprendem de forma diferenciada, tornando o aprendizado mais próximo de cada um. Além disso, essa diferenciação evita a monotonia do cotidiano, ajudando o estudante a entender que também pode aprender por meio de métodos dinâmicos.

 

Dá um up na motivação

A principal vantagem do Mobile Learning é o aumento da motivação dos estudantes. Como eles já estão acostumados a lidar com o meio digital, o interesse por essas ferramentas facilita o engajamento nos conteúdos. As aulas ficam mais interativas e os conteúdos são adaptados conforme os interesses e a linguagem de diferentes faixas etárias, atingindo o estudante de acordo com sua formação e hábitos.  

 

Possibilita um controle maior

A atividade digital pode ser monitorada com muita facilidade. O professor consegue verificar quem fez e quando foram feitas as atividades, desse modo, fica mais fácil identificar dificuldades de cada um. Sendo assim, o processo de aprendizagem tende a ser mais eficiente.  

 

Oferece um modelo mais flexível

Os alunos costumam ter pouca flexibilidade no modelo tradicional de ensino, sendo o professor a figura central do aprendizado. Com a utilização de dispositivos móveis, é possível promover a autonomia do estudante no processo de aprendizagem.

Essa metodologia permite que os conteúdos sejam acessados em qualquer lugar e horário. Sendo assim, o aluno se torna autônomo e passa a gerenciar suas atividades, assumindo suas responsabilidades diante das tarefas compartilhadas pelo professor, que irá monitorá-los ao longo do desenvolvimento.

É uma tendência e uma oportunidade de utilizar a tecnologia e os dispositivos tecnológicos, que já fazem parte da nossa rotina, para aprofundar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem.

E você, o que achou dos benefícios do Mobile Learning?

 

Faça o primeiro comentário a "Mobile Learning: entenda como funciona"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*