A Neurociência e o funcionamento do cérebro de um adolescente

A Neurociência e o funcionamento do cérebro de um adolescente

O cérebro de uma criança tem um desenvolvimento muito grande na primeira infância.

A adolescência é uma fase realmente complexa, de altos e baixos. Há momentos que o adolescente mostra a maturidade de um adulto. De repente, sua conduta passa a ser impulsiva e infantil. Qual o motivo, afinal, dessas bruscas mudanças de comportamento?  Primeiramente, vamos começar do início. Assim que a criança nasce, o seu tem um desenvolvimento rápido, chegando a ter, aos 6 anos, 95% do tamanho do cérebro de um adulto.  

Com o passar dos anos e a chegada à adolescência, o desenvolvimento continua, porém em menor intensidade, sendo que a maturidade cerebral plena só vai acontecer quanto o jovem tiver aproximadamente 25 anos de idade. 

O sistema límbico, responsável pela memória e que ajuda a produzir as emoções e o comportamento instintivo, desenvolve-se mais na adolescência. Além disso, nessa fase há uma baixa produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.  

Outro aspecto a ser considerado é que o córtex pré-frontal ainda não foi totalmente modelado. Ele é responsável pelo pensamento crítico, envolve o controle emocional, a avaliação das atitudes e o pensamento crítico. 

Tais fatores contribuem significativamente para fazer da adolescência uma fase conturbada e oscilante sob o aspecto emocional. Não por acaso, a adolescência é reconhecida como um período de atitudes impensadas e de intensas emoções. 

Por outro lado, todo o aprendizado adquirido na infância e adolescência contribui para dar suporte ao adolescente agir com maturidade diante das mais variadas situações. O que intensifica a alternância de postura. 

 

Ajudando o adolescente a ter mais maturidade 

Entender o que acontece com o cérebro do adolescente é o primeiro passo para ajudá-lo a ter um comportamento mais adequado. Mas existem outros. Nesse processo, escola e família deve caminhar juntos. 

Um dos caminhos está em oferecer atividades que estimulem o desenvolvimento das habilidades que influenciam positivamente seus sentimentos e atitudes. Algumas delas, por exemplo, são o estudo de idiomas, a prática de esportes, o aprendizado de atividades motoras ligadas ao conceito “do it yourselfie” e até mesmo o aprendizado musical. 

Paralelamente, a atuação baseada em bons exemplos de pais e professores também são muito importantes para o adolescente.   

Essa conduta positiva envolve ainda a imposição de limites em uma fase de busca constante por estímulos, afinal, como o córtex pré-frontal ainda está em desenvolvimento, o adolescente tem dificuldade em saber quando é a hora de parar.  É por isso que eles ficam tanto tempo jogando no videogame e diante da tela do celular, suportes tecnológicos altamente estimulantes.  

No entanto, neste momento, pais e também educadores precisam ter muito cuidado e atenção, porque um adolescente que está distante, isolado e apresentando baixo rendimento escolar pode estar manifestando quadros depressivos. Por isso, a observação, carinho e diálogo é sempre a medida mais eficaz. 

 

A importância da escola  

No Colégio Integração, os adolescentes são constantemente estimulados a criarem conexões cerebrais positivas através do desenvolvimento das habilidades socioemocionais. 

Tanto os professores, como toda a equipe, atuam de forma conjunta para ajudar cada adolescente a passar por essa fase da melhor maneira. Nossa grade curricular oferece opções de atividades que contribuem para a evolução do seu comportamento, o seu amadurecimento e seu crescimento como pessoa e cidadão. 

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