Novo Ensino Médio: saiba mais e prepare-se!

Novo Ensino Médio: saiba mais e prepare-se!

happy student in class

Todo início de ano letivo traz algumas mudanças – mas nada se compara ao Novo Ensino Médio, que chegou oficialmente em 2022.

A novidade tem trazido algumas (ou muitas) dúvidas para alunos, pais e responsáveis. Inclusive até para muitos profissionais do ensino das mais diversas instituições.

Mas afinal, o que é o Novo Ensino Médio? O que muda na prática? E, principalmente, o que o aluno precisa fazer para se adequar a esta nova realidade.

Se você tem alguma (ou todas) dessas dúvidas, este artigo pode trazer muitas respostas. Então siga na leitura e saiba mais!

O que é o Novo Ensino Médio?

Apesar do nome, esta é uma discussão mais antiga, que começou de fato em 2014. Foi a partir deste ano que a renovação do Ensino Médio foi incluída no PNE – Plano Nacional de Educação.

O primeiro passo mais efetivo foi a chegada efetiva do Novo Ensino Médio às escolas, através de uma mudança promovida através da Lei nº 13.415/2017.

Essa alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trouxe uma série de novidades, como uma nova carga horária – de 800 para mil horas anuais.

Além disso, trouxe também o que o MEC chama de “nova organização curricular“. O objetivo é proporcionar aos jovens estudantes uma educação mais flexível e com foco maior em uma formação técnica e profissional.

Porém, com uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – entenda isso melhor nos próximos tópicos.

 

Principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio

As principais mudanças começam a ser implementadas já em 2022, em uma primeira etapa. E atingir os três anos de forma completa até 2024.

Na prática, três questões representam as grandes novidades deste Novo Ensino Médio:

  • Carga horária: o mínimo destinado ao ensino médio passa de 2400 para 3000 horas letivas totais para os três anos;
  • Preparação para o futuro: o modelo foi pensado para oferecer uma base mais completa para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.
  • Flexibilidade: agora o aluno terá uma base obrigatória (pertencente ao BNCC) e poderá também escolher parte das disciplinas que vai cursar (chamados Itinerários formativos).

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

O conceito tem como objetivo ajudar instituições de ensino, públicas e privadas, de todo o país a formularem um currículo de referência.

Dessa forma, busca-se promover um nível de qualidade de ensino mais elevado ao criar um padrão, comum e obrigatório, para todas as escolas de educação básica do Brasil.

Na prática, a BNCC vai trabalhar conteúdos que serão divididos em áreas de conhecimento, nos mesmos moldes do que já é praticado no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas.

Nenhuma das disciplinas que constam no currículo atual serão excluídas da grade – apenas serão trabalhadas pelas instituições de ensino de forma diferente.

Sendo assim, as seguintes permanecem entre as aulas do Novo Ensino Médio:

  • Língua Portuguesa,
  • Língua Inglesa,
  • Matemática,
  • Física;
  • Química,
  • Biologia,
  • História,
  • Geografia,
  • Sociologia,
  • Filosofia,
  • Artes,
  • Educação Física.

Esta etapa do currículo do Novo Ensino Médio deve ocupar, no máximo, 1800 horas eletivas. O que vale a 60% do total destinado aos três anos destinados ao ensino médio.

Os outros 40% da carga horária de ensino deverão ser utilizados nos itinerários formativos – saiba mais a seguir.

 

Itinerários formativos

Além do conteúdo a ser trabalhado, obrigatoriamente, pela BNCC, os alunos ainda terão acesso a uma série de conteúdos optativos durante o Novo Ensino Médio – chamados de Itinerários Formativos.

Quem define quais serão cursados é o próprio estudante, conforme suas aptidões e planos para o futuro. Assim como da oferta da instituição de ensino onde estiver matriculado. Estes conteúdos estão inseridos nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Formação técnica e profissional.

Os itinerários formativos responderão por uma carga horária de 1.200 horas. Estas deverão ser divididas entre os três anos do ensino médio.

Esta etapa pode ser iniciada já por alunos matriculados no 1º ano – desde que a instituição de ensino onde está matriculado já disponibilize esta metodologia.

No geral, as instituições – tanto de ensino privado quanto as escolas públicas – têm até 2023 para se adequar ao Novo Ensino Médio.

 

Como se adaptar ao Novo Ensino Médio

Algumas escolas já estão plenamente adaptadas às novas regras do Novo Ensino Médio. É o caso do Colégio Integração, referência em ensino em São Vicente e toda a Baixada Santista.

No Integração, os alunos matriculados no Novo Ensino Médio já terão acesso aos itinerários formativos.

Mas os alunos dos 2º e 3º anos do colégio, assim como alunos matriculados no ensino médio em outras instituições – públicas e privadas – poderão se matricular nos itinerários formativos de forma avulsa.

Então essa é uma boa forma de garantir que os alunos saiam na frente e garantam desde já o conteúdo do Novo Ensino Médio para prepará-los para o futuro. Em sociedade e no mercado de trabalho.

 

GO UP Integração: acelere ao máximo sua preparação para o futuro

Um dos grandes diferenciais do Novo Ensino Médio no Integração, além desta possibilidade de cursar as matérias eletivas de forma avulsa, é a disciplina Garage 21.

Inédita na região, ela foi pensada para estimular as habilidades técnicas e emocionais dos alunos, ampliando o potencial de aprendizagem de cada aluno.

O conteúdo tem como objetivo garantir aos jovens matriculados o desenvolvimento de competências relacionais e de gestão. Uma demanda cada vez mais latente e necessária para quem pretende se destacar no mercado de trabalho.

Com a Garagem 21, os alunos terão mais bagagem teórica e prática sobre:

  • Gestão,
  • Liderança,
  • Relações pessoais e interpessoais,
  • Empatia,
  • Autoconhecimento,
  • Autocuidado e muito mais.

Outra iniciativa pioneira do Integração presente neste Novo Ensino Médio é o LIV – Laboratório de Inteligência de Vida. Voltado para trabalhar o desenvolvimento das habilidades sócio emocionais, o LIV prepara o aluno para atuar como um indivíduo inserido na sociedade atual.

Dessa forma, ele recebe uma bagagem pensada para ajudá-lo e prepará-lo para lidar com os desafios diários que surgem. Primeiro ao longo da vida escolar, depois em sua vida adulta.

 

Saiba mais sobre o LIV

 Com isso, o aluno sai do Novo Ensino Médio pronto para enxergar e adotar perspectivas críticas e analíticas sobre as mais diversas situações. Sabendo assim atuar de forma mais assertiva, focada e voltada para seu sucesso – pessoal e profissional.

Garanta essa trajetória de sucesso, que começa no Novo Ensino Médio! Fale conosco para saber mais sobre e fazer a sua matrícula.

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