O desafio de incentivar alunos em sala de aula

O desafio de incentivar alunos em sala de aula

Incentivar alunos

Por mais estudado e preparado que esteja para exercer seu papel, todo professor sabe que é muitas vezes preciso se superar em sala de aula para ganhar atenção do aluno e promover o seu aprendizado. Considerando que o processo de aprendizagem é uma via de mão dupla, não depende apenas do educador, mas também da disposição de quem recebe o conhecimento, incentivar alunos a estudar ganha ainda mais importância. 

Para desempenhar com sucesso essa difícil tarefa de manter os alunos estimulados a aprender, aqui vão algumas dicas. 

Trabalhar o bom relacionamento com os alunos. 

Professores que se relacionam bem com os estudantes têm mais facilidade para conquistar sua admiração. A partir daí, conseguem inspirá-los a se dedicar aos estudos. Um caminho para isso é demonstrar qualidades como atenção, respeito, paciência e receptividade. 

Tratar os alunos de forma individualizada, chamando-os pelo seu nome também contribui para estreitar esse bom relacionamento. E alguns casos vale conversar com os alunos que apresentam mais dificuldade de aprendizado para entender seus motivos. 

Respeitar a individualidade de cada um. 

Colocar-se no lugar do outro é um gesto de empatia muito importante nas relações sociais e mais ainda no ambiente de ensino e aprendizado.

Professores que reconhecem, compreendem e respeitam a individualidade de cada aluno podem identificar suas particularidades e resolver seus problemas de forma mais eficaz, estabelecendo uma relação mais próxima com o indivíduo. 

Apresentar tarefas desafiadoras. 

Essa dica é muito importante para as tarefas de casa. Para diminuir o risco de não fazê-las, o professor pode pedir tarefas que exijam maior raciocínio, desafiando o aluno a superar os obstáculos e provar sua própria capacidade. 

Estimular a curiosidade. 

A curiosidade é inerente ao ser humano. Quando fica curioso, o aluno procura saber mais sobre o assunto, o que pode beneficiar a aquisição de conhecimentos, a promoção de debates e a superação de dificuldades. 

Estimular a curiosidade em alguns assuntos da matéria vai fazer com que o aluno tenha mais interesse em se aprofundar no tema.  

Engajar os alunos através da tecnologia. 

Complementar o conteúdo passado com vídeos, imagens e outros recursos tecnológicos, ajuda a conquistar a atenção e o interesse do aluno naquilo que precisa ser estudado. 

Por estar presente não só no ambiente escolar, mas no cotidiano de todas as pessoas, a tecnologia pode ser aproveitada não apenas durante as aulas, mas na retenção do conhecimento também em casa. 

Cativar os alunos pelo discurso. 

Todas as dicas citadas acima são muito importantes para incentivar alunos em sala de aula e até mesmo casa, aprimorando seu processo de aprendizado. Porém, o efeito delas será muito maior se o professor tiver a capacidade e o talento de cativá-los durante as aulas.  

Um discurso claro e que desperte o interesse de quem o ouve é fundamental. Para isso, o caminho é adotar as estratégias dos oradores: fazer pausas ao invés de expor todo o conteúdo de uma vez; organizar certas frases e ideias específicas da mensagem para que sejam lembradas; diferenciar entonações e o volume daquilo que pronuncia. 

É essencial que o professor demonstre uma atitude positiva diante dos alunos, pois assim será mais fácil para evidenciar suas qualidades. 

No Colégio Integração, além da forte formação acadêmica, os professores passam por cursos e treinamentos que os ajudam a desenvolver suas habilidades dentro de sala de aula.

Dessa forma, estão cada vez mais preparados para incentivar alunos a aprender mais e melhor. 

A boa formação, o bom professor deve apresentar uma atitude positiva diante dos alunos: suas qualidades ficarão evidentes se ele demonstrar sua determinação em fazê-los aprender. 

Faça o primeiro comentário a "O desafio de incentivar alunos em sala de aula"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*