Os hábitos de um estudante de alto desempenho

Os hábitos de um estudante de alto desempenho

Engana-se que acha que o alto desempenho nos estudos é um dom que nasce com o aluno. Na verdade, é o resultado do seu esforço traduzido no hábito e na rotina de estudos.

Aumentar o desempenho nos estudos é muito importante não apenas durante o curso escolar, mas também para momentos específicos como o vestibular, as provas do ENEM e de concursos. Nesse contexto, a adoção de hábitos de estudo é um fator imprescindível para a obtenção de bons resultados. 

Primeiro, vamos falar sobre o hábito. Ele representa um comportamento que é aprendido e se repete de forma regular. Pode ser consciente como tomar banho e escovar os dentes, ou inconsciente, ligado a ações espontâneas realizadas pelos seres vivos.  

Dentro do universo escolar, o hábito contribui significativamente para a retenção do conhecimento e o aumento do rendimento do aluno. Afinal, a absorção do conteúdo não acontece rapidamente, é preciso estudar um pouco diariamente para assimilar o que foi passado. Além disso, esse processo aperfeiçoa a própria habilidade de estudar e o gosto pelo aprendizado.  

Para ajudar a criança a desenvolver uma rotina produtiva de estudo, listamos a seguir alguns importantes hábitos e comportamentos que podem ser adotados.

 

Elaboração de um cronograma de estudos

A criação de um cronograma é uma dica que facilita a rotina de estudos. É como se fosse uma agenda com horários e tarefas diárias, que podem ser divididos por matérias, por exemplo. É importante ter atenção ao montar o cronograma, parque que ele não atrapalhe outras atividades e não sobrecarregue a criança.

 

Definição do tempo de estudo

Um dos motivos para a perda de foco nos estudos é o excesso de tempo que a criança fica estudando. O ideal é iniciar o hábito do estudo com períodos curtos de concentração de 15 minutos. Com o tempo, aumentando gradativamente até 40 a 50 minutos. É importante que o aluno faça intervalos entre esses períodos, o que ajuda na absorção do conteúdo estudado.

Escolha do lugar para estudar

É importante definir um local para os estudos, que seja confortável, iluminado e silencioso. Longe de equipamentos que possam tirar sua concentração, como TV e celular.

 

Revisão do conteúdo visto

Uma estratégia eficiente de estudo é revisar o conteúdo visto no mesmo dia em sala de aula. É uma oportunidade de aprofundar e reter o conhecimento adquirido. Além disso, caso haja alguma dúvida, ela já pode ser tirada no dia seguinte com o professor.
 

Independentemente dos objetivos do estudo, a sua prática é essencial durante toda a vida, não só escolar, mas também profissional. Adotando desde cedo a prática e o gosto pelos estudos, alcançar os resultados desejados se tornará também uma rotina na vida do seu filho. 

Faça o primeiro comentário a "Os hábitos de um estudante de alto desempenho"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*