As férias escolares e a sua importância para o aprendizado

As férias escolares e a sua importância para o aprendizado

Férias nos tempos de hoje. Um tempo de descanso ou um tempo diferente do dia a dia - que inclusive poderia simplesmente ser ficar em casa - parece carecer de novos contornos.

Não tem como negar: as férias são o período mais aguardado pelos alunos em sua vida escolar. É o momento de dar uma parada na rotina dos estudos e ajustar o foco para o descanso, a brincadeira, o tempo livre. Nessa época as crianças viajam, brincam até mais tarde, jogam videogame por mais tempo, enfim, vivem seus dias com mais liberdade, sem estarem presas a horários e obrigações. 
 
O que muitas pessoas talvez não saibam é que as férias escolares são fundamentais para a eficácia do aprendizado. Essa pausa mais acentuada nos estudos é fundamental para que o aluno recarregue suas energias, estimule suas habilidades e ganhe novos conhecimentos sobre a vida. 
 
A Academia Norte Americana de Pediatria (APP) realizou um estudo que comprovou a importância das férias para o desenvolvimento das crianças. Os momentos de brincadeiras e descontração permitiram a absorção de informações e o aumento do nível cognitivo. 
 
Outro aspecto importante das férias é a possibilidade de estreitar os laços familiares. Geralmente, os pais também tiram férias nesse período e, mesmo quando não o fazem, passam mais tempo com os filhos em momentos de lazer, afinal as crianças não estão na escola. Esse tempo juntos é uma oportunidade de reforçar a cumplicidade e o companheirismo entre pais e filhos. 

 

O que fazer na férias?

Agora que nós já vimos que as férias são importantes para a criança, vem o segundo passo: o que fazer para estimular os pequenos nesse período de descanso, lazer e descontração? Aqui vão algumas dicas.

1. Desenvolva as habilidades da criança – do it yourself
O conceito do “faça você mesmo” (do it yourself) tem ganhado força nos últimos anos, pois estimulam a descoberta e o desenvolvimento das aptidões manuais da criança. Comece pesquisando o que o seu filho gosta de fazer, tais como mecânica simples, marcenaria, artes etc.; em seguida busque na internet informações didáticas sobre onde comprar os materiais e tutoriais de como fazer.

2. Crie uma horta caseira ou pequeno jardim
Caso você tenha algum espaço externo (ou mesmo que não tenha), essa sugestão pode ser muito interessante para incentivar os pequenos a cuidar da natureza. Juntos, vocês podem cuidar das flores e canteiros, plantar e replantar vasos, e até mesmo dar início a uma pequena horta de temperos, por exemplo. Um processo que mantém a criança em contato com a natureza, trabalha a noção de tempo e valoriza o trabalho em conjunto.  

3. Incentive os pequenos Chefs de Cozinha
Durante o período das aulas, tudo é corrido, inclusive a preparação das refeições. Nas férias, o tempo é maior e abre-se uma possibilidade interessante de atividade. Que tal estimular a criança para realizar pequenas receitas como sanduíches, bolos e até mesmo pizza? É uma ótima oportunidade de passar um saboroso tempo juntos, onde a criança aprende sobre culinária e reconhece o valoroso trabalho dos familiares.

4. Faça passeios turísticos pela cidade
A rotina escolar talvez não permita que a criança explore os lugares interessantes que a cidade onde ela mora possui. As férias permitem que isso seja feito. Museus, igrejas, clubes, parques, praças, enfim, as cidades possuem diversos pontos turísticos e históricos que entretêm e ensinam de forma leve e divertida. Vocês podem fazer um roteiro e ir visitando os lugares a pé, de transporte público e alternativo, como bicicleta.  

Independentemente do que fazer, as férias devem ser vivenciadas com leveza, descanso e descontração. É um momento importante e revigorante para a criança recuperar suas energias, e voltar com ainda mais entusiasmo e motivação para as aulas.

Faça o primeiro comentário a "As férias escolares e a sua importância para o aprendizado"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*