A paciência como aliada na quarentena

A paciência como aliada na quarentena

Neste período de quarentena, principalmente, é importante termos paciência com o pequeno

A quarentena tem representado um grande desafio para os relacionamentos familiares, uma vez que o convívio pessoal acabou se misturando com o ambiente de trabalho e até mesmo a sala de aula. Nessa pluralidade de atividades quem mais sente são as crianças. 

Se naturalmente a criança já precisa de atenção e paciência, neste momento tão conturbado e delicado da quarentena, essa demanda é ainda maior. Afinal, os pais estão tendo um papel educacional muito mais participativo e, em contrapartida, precisam atendes às demandas do trabalho remoto. 

Para ajudar pais e filhos a trabalharem melhor a atenção e a paciência, colocamos a seguir algumas dicas importantes. 

 

1. Incentive o diálogo

Dialogar é sempre um bom caminho para que pais e filhos se entendam em situações de conflito. A conversa pode não resolver de imediato, mas é o melhor caminho para promover a reflexão por parte da criança.  

 

2. Conte até 10

Reagir quando se está nervoso sempre é a pior escolha. Por isso, ao sentir que vai se estressar, pare, respire e conte até dez. Se necessário, até vinte! Procure então agir com a razão e não com a emoção. 

 

3. Você é o exemplo do que você faz

A paciência do seu filho é o reflexo da sua paciência. A falta dela também. Suas atitudes são os melhores exemplos e por isso tenha paciência sempre que necessário. Seu exemplo vai inspirar seu filho a ter a mesma reação. 

 

4. Pare para refletir

Quando estiver sem paciência com seu filho, prestes a reagir com emoção, pare e reflita. Procure rapidamente entender a situação e tente se colocar no lugar da criança. Lembre-se sempre que essa situação da quarentena pegou a todos de surpresa e as adaptações a essa nova realidade são mais difíceis para os pequenos. 

 

5. Procure saber quando errou 

Somos falíveis. Por isso, nem sempre você tomará a atitude certa. Quando isso acontecer, a melhor coisa a fazer é reconhecer o erro e pedir desculpa. Lembra do que foi falado antes? Esse gesto irá servir de exemplo para seu filho fazer o mesmo quando errar. 

Faça o primeiro comentário a "A paciência como aliada na quarentena"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*