Quais são as profissões do futuro?

Quais são as profissões do futuro?

Alunos que estão terminando o Ensino Médio se deparam com o mesmo dilema de escolher a sua futura profissão. De um lado devem ser levadas em consideração as habilidades e preferências do aluno, suas aptidões e facilidade de aprendizado em determinadas disciplinas. Por outro lado, um dos elementos que também exerce influência na decisão é se a profissão escolhida será valorizada no mercado de trabalho. Afinal, é importante saber como se desenvolverá a carreira no futuro próximo, pois entre a entrada e a saída da faculdade há um intervalo de dois a seis anos, um período em que o cenário profissional pode mudar completamente. 

Com as mudanças e transformações acontecendo de forma dinâmica na sociedade, principalmente na área tecnológica, é comum que em alguns anos o mercado de trabalho se modifique, com uma nova geração de profissionais ocupando cargos que antes nem existiam. Ao mesmo tempo, existem aquelas profissões tradicionais que, independentemente do contexto, podem continuar em alta. 

De acordo com previsões feitas por algumas das principais consultorias de recrutamento profissional do mercado, como Robert Half, Michael Page e Haysforam listadas as dez profissões que provavelmente estarão em alta num futuro próximo. Veja a lista a seguir. 

 

1. Big Data

Com o desenvolvimento tecnológico, as empresas estão repletas de dados. As informações coletadas precisam ser trabalhadas, analisadas e transformadas em material estratégico. Desse material é possível extrair informações valiosas sobre gostos e tendências do consumidor, estilo de vida, comportamento de compra, reações de mercado etc. 

Para realizar esse trabalho, é necessário um profissional de Big Data, especializado em organizar, tratar e analisar todos esses dados, interpretá-los e extrair deles as informações estratégicas para um melhor posicionamento empresarial. 

 

2. Engenharia com foco em Agronegócio

Nessa área profissional, existem diversas formações de Engenharia que trabalham com foco na produção agrícola e pecuária, como: Agronomia, Aquicultura, Agrimensura, Ambiental e Florestal. 

Essa linha profissional será muito requisitada nos próximos anos devido à expansão e modernização do setor do agronegócio. 

 

3. Design de Inovação

É o profissional que concebe ideias e funcionalidades inteligentes que possam se transformar produtos ou soluções de sucesso no mercado. No Brasil, essa área ainda está no início, e, portanto é um campo com grande espaço para crescimento. 

 

4. Tecnologia da Informação

Em alta nos dia atuais, a Tecnologia da Informação tende a continuar a crescer no Brasil. O consumo de tecnologia irá aumentar nas empresas, e a presença de profissionais capazes de conceber, aplicar e gerir sistemas tecnológicos será fundamental. O futuro demandará ainda mais os profissionais desenvolvedores e especialistas em segurança. 

 

5. Gestão de Resíduos

A produção de lixo é um problema que tem crescido atualmente. Na mesma escala, há a necessidade do seu tratamento e o cuidado com o meio ambiente.  

A gestão de resíduos é uma área multidisciplinar que pode ser desempenhada por gestores ambientais, engenheiros, químicos, tecnólogos em processos ambientais e em Saneamento Ambiental. 

Outro fator importante que favorece essa profissão são as leis brasileiras, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que passaram a exigir a presença obrigatória de profissionais especializados da área de gestão do tratamento de água, esgotos, destinação correta do lixo, reciclagem e limpeza urbana. 

 

6. Medicina

Independentemente do tempo, o profissional de medicina continua a ser um dos profissionais mais requisitados do mercado. Principalmente quando vivemos momentos como o atual, de uma pandemia que afetou a saúde das pessoas em escala mundial. 

Como o médico trabalha em equipe, as profissões ligadas à saúde também continuarão em alta, como enfermeiros, auxiliares de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos. 

 

7. Marketing

tendência de competitividade entre as empresas será mantida no futuro próximo, podendo inclusive crescer. Dessa forma, elas precisarão encontrar novas formas de se destacar no mercado e atrair o interesse dos clientes, aumentando assim a procura por profissionais da área de Marketing. 

 

8. Educação

Assim como os médicos, os professores são profissionais atemporais e devem ser ainda mais requisitados no futuro. 

Estudos mostram que o mercado de trabalho para esse profissional deve se ampliar, tanto na rede pública quanto na rede privada.  

 

9. Logística

O profissional de logística responde pela inteligência operacional e processual de uma empresa, cuidando de itens como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos. 

Com a produtividade das empresas cada vez maior e o crescimento das compras via Internet, essa profissão tem um grande mercado pela frente. 

 

10. Biotecnologia

biotecnólogo trabalha com a manipulação de material biológico para melhorar a qualidade dos alimentos, produzir remédios e encontrar formas mais eficazes para o tratamento de doenças. 

Portanto, é um dos profissionais mais importantes no processo de aliar desenvolvimento e sustentabilidade, com pela de destaque nas indústrias, centros de pesquisa e laboratórios. 

 

Faça o primeiro comentário a "Quais são as profissões do futuro?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*