A atividade de contar histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação, atuando como importante aliada da educação infantil.
É uma das maneiras mais antigas de difusão de valores tidos como necessários para o estabelecimento de uma convivência harmoniosa entre os humanos. Assim, mais do que uma ação educativa prazerosa, ela proporciona aos pequenos uma compreensão alargada do mundo, facilitando as interações e até o entendimento das próprias emoções.
Para saber mais os benefícios de contar histórias e como introduzi-la no dia a dia, continue a leitura!
Quais os benefícios de contar histórias?
Contar histórias assume um lugar de grande importância para a educação infantil e não há dúvidas que a atividade é bastante animada, prazerosa e divertida, transformando o âmbito educativo, uma vez que favorece o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional das crianças.
Mas além desses, existem muitos outros benefícios e a seguir vamos explicar cada um deles.
Estímulo à expressão
Ouvir histórias não é um ato puramente receptivo, muito pelo contrário, nós reagimos a elas de diversas formas. Provocando formas individuais de expressão, reação e observação do mundo. É fundamental que a contação de história se transforme em um espaço de troca, de compartilhamento.
Transmissão cultural
A oralidade é uma das ferramentas mais antigas de transmissão de cultura, conhecimento e experiências entre as gerações e são elementos que mantêm vivas as tradições e os costumes de cada grupo. Ter referências culturais permite a orientação da criança no mundo e na construção de suas próprias identidades.
Incentivo à leitura
Aqueles que ouvem histórias costumam se interessar mais e se tornar leitores vorazes! A leitura é muito valiosa no processo formativo dos indivíduos, já que amplia o vocabulário, colabora no desenvolvimento de habilidade socioemocionais e estimula a curiosidade, a imaginação, o raciocínio abstrato e a criatividade.
Aprendizado de diferentes linguagens
A contação de histórias permite o contato com diferentes linguagens e maneiras de contar um mesmo acontecimento. A articulação entre corpo, voz e recursos cênicos possibilita o alargamento do imaginário e dos sentidos, assim como ajuda na interpretação textual. Por ser uma prática interativa, exige a participação das crianças na construção da narrativa.
Por fim, se esse assunto despertou o seu interesse e você gostaria de saber um pouco mais sobre a importância de contar histórias na educação infantil, entre em contato com a gente para juntos, construirmos essa história!
Faça o primeiro comentário a "Por que é importante contar histórias para as crianças?"