Como escolher qual a melhor escola para seu filho?

Como escolher qual a melhor escola para seu filho?

A escolha da escola, em qualquer fase do aprendizado, é uma decisão que exige algumas ponderações. Principalmente o Ensino Infantil, momento em que um novo mundo se abre para a criança, num espaço além da casa e com pessoas completamente desconhecidas.  

Antes de falarmos sobre a escolha em si, é importante frisar que não há uma regra fixa para decisão certa ou errada. Porque dependem de fatores como as necessidades da família, valores pessoais e até mesmo orçamento doméstico. Portanto, o que vamos apresentar não são regras e sim dicas que podem ajudar você a se decidir pelo melhor caminho. 

1. O tempo na escola. 

Um dos primeiros pontos a ser considerado é o período pelo qual a criança vai ficar na escola: meio período, semi-integral, integral ou flexível. A decisão vai variar para se adequar com a idade da criança e os tempos de trabalho dos pais. O primeiro fator diz respeito à autonomia da criança, se ela ainda está usando fraldas, se ela se comunica bem, sua alimentação e até mesmo seu ritmo, como o tempo da soneca diária.  

2. O discurso na prática. 

Muitas vezes, o primeiro contato com a escola é virtual, pelo site e redes sociais, ou por indicação de amigos. É importante que o discurso seja comprovado na prática, quando você for visitar a escola. Repare as relações que acontecem, entre pessoas, ambientes e materiais. As interações entre os alunos e os professores e funcionários.  

3. O seu orçamento doméstico. 

Em primeiro lugar, é importante reforçar que mensalidade cara não significa a melhor escola, muito menos significa a melhor escolha. É essencial, antes da escolha, fazer as contas de quanto você pode investir mensalmente na educação dos seus filhos, levando em consideração também os custos com lanches e, eventualmente, transporte escolar. Saber como a escola lida com imprevistos em caso de perda de emprego e com a sua política de descontos e bolsas também é válido. 

4. O ambiente escolar.  

Os espaços da escola refletem o projeto pedagógico. O tipo do imóvel, se ele é prédio ou casa, a sua estrutura bem como suas divisões de salas, pátios, banheiros e cantina, além da acessibilidade, revelam se a escola está preparada para cuidar educando. É interessante escolher um lugar que acolha os movimentos livres das crianças, principalmente as pequenas. Um local planejado para incentivar as descobertas e desenvolver as habilidades, inclusive ao ar livre e em contato com a natureza.  

5. Segurança. 

Este ponto é um dos mais questionados na primeira visita à escola. Normalmente, na primeira visita, os pais já fazem uma “varredura” em busca de sinais de perigo que a escola pode oferecer. É importante não confundir segurança com excesso de zelo. Pergunte para a escola qual é o procedimento em situações de acidente com a criança, ou de uso de medicação, por exemplo. Ou como a escola orienta as famílias quando surge uma doença contagiosa entre os alunos. Isso é muito importante nos tempos conturbados que estamos vivendo.  

Se você gostou desse artigo e está procurando uma escola para seu filho, conheça o Colégio Integração, nossa proposta pedagógica, ambientes e cuidados. Comprove na prática que será uma ótima escolha. 

Faça o primeiro comentário a "Como escolher qual a melhor escola para seu filho?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*