Qual o aprendizado que as crianças tiraram da pandemia?

Qual o aprendizado que as crianças tiraram da pandemia?

Aprendizado na pandemia

A pandemia do coronavírus chegou e em pouco tempo transformou a vida de todos, em todo o mundo. Sem aviso prévio, tivemos que lidar com situações inusitadas como comércio fechado, aulas presenciais canceladas e quarentena.  

A vida virou de cabeça para baixo e pegou a todos nós de surpresa. Se para os adultos as mudanças afetaram a rotina de maneira drástica, imagine no dia a dia das crianças. 

Ainda é muito cedo para saber quando, e se, tudo voltará ao normal, como era a vida antigamente. No entanto, podemos tirar alguns ensinamentos desse novo e desafiador cenário. O aprendizado da pandemia serve principalmente para as crianças, pois são elas que irão viver mais intensamente o chamado “novo normal”.  

1. A empatia e a solidariedade são valores poderosos. 

A realidade da pandemia trouxe à tona a importância do coletivo. O mundo inteiro se voltou para o mesmo inimigo: o vírus. Para combater esse adversário em comum, foi preciso reforçar o sentimento de empatia, com todos seguindo e respeitando as regras do isolamento. Além disso, a solidariedade também ganhou força. Uma onda de ações por parte das empresas para ajudar os mais necessitados inspirou as pessoas a fazerem o mesmo, pois a quarentena afetou a economia e muitos perderam seus empregos e renda. 

2. Os encontros devem ser valorizados. 

Antes da pandemia, acontecimentos como almoçar na casa dos avós, encontrar os amigos e reunir a família em uma festa de aniversário poderiam ser muitas vezes corriqueiros. Com a pandemia e as regras da quarentena, aprendemos a olhar esses momentos de outra forma. O fato de não podermos encontrar as pessoas que tanto gostamos fez-nos perceber que os encontros tinham perdido um pouco do seu valor. Agora vemos, principalmente as crianças, que cada encontro traz significado à vida e deve ser valorizado. 

3. Olhar para a saúde precisa ser uma prática constante. 

Um dos reflexos imediatos dessa crise mundial de saúde pública é o aumento da preocupação com a saúde. A importância de uma vida saudável, com exercícios físicos e alimentação equilibrada ganhou força. Mas isso não acontece da noite para o dia. É uma hábito diário que as novas gerações já estão adotando.   

4. A importância dos hábitos de higiene. 

A pandemia nos ensinou que lavar as mãos com água e sabão não é tão simples como muitos achavam. Aprendemos que lavar bem as mãos ajuda a combater não só o coronavírus, mas também muitas outras doenças contagiosas. As crianças, em especial, estão entendendo a importância de cultivar bons hábitos de higiene e que essa atitude ajuda a salvar vidas. 

5. O consumo consciente veio para ficar. 

Até bem pouco tempo atrás, grande parte da população não tinha o costume de refletir sobre de onde vêm os produtos que consomem, quem ganha com isso e questões do tipo. A atual realidade da pandemia chamou a atenção para os pequenos negócios e comércios locais. Percebemos que, ao consumir dos menores, ajudamos a fomentar o desenvolvimento local. Afinal, numa crise os grandes conseguem sobreviver, mas os menores não. 

Adquirimos o costume de refletir sobre essa questão. Comprando produtos do comércio do bairro ou de um profissional autônomo, estamos fazendo girar a roda da economia, tão importante hoje e no futuro. 

Faça o primeiro comentário a "Qual o aprendizado que as crianças tiraram da pandemia?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*