A Educação Física e seus benefícios para os alunos 

A Educação Física e seus benefícios para os alunos 

A Educação Física é um componente curricular obrigatório para todos os estudantes que estão no ciclo escolar.

A prática de atividade física aliada a uma proposta pedagógica é muito importante para a formação do aluno, tanto que a disciplina da Educação Física é obrigatória na grade curricular.  

Com o objetivo de orientar escolas e professores na elaboração de seus planos de aula, de acordo com cada ciclo escolar, o Ministério da Educação criou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). 

Neles, as aulas teóricas podem abordar assuntos tais como aplicação de primeiros socorros e adoção de hábitos saudáveis. Por outro lado, a parte prática pode envolver os jogos e brincadeiras, voltados para o lúdico principalmente, jogos de quadra e pré-desportivos. O intuito geral é manter mente e corpo ativos, desenvolvendo a cognição, o conhecimento espacial e corporal, além de trabalhar o espírito de equipe e o respeito às regras.  

Na primeira infância até o Fundamental I, a aplicação da Educação Física visa estimular a coordenação motora e as habilidades cognitivas. Já nas fases seguintes, até o Ensino Médio, a atividade esportiva promove os valores e o próprio gosto pelo esporte. 

 

Vantagens da Educação Física na escola 

 

Promove a socialização da criança e do adolescente

Ao praticar esportes, o aluno aprende sobre colaboração, trabalho em equipe e respeito às diferenças. Valores essenciais para a vida em sociedade que são trabalhados junto com a integração social que a atividade permite.   

 

Estimula a adoção de hábitos saudáveis 

A Educação Física traz consigo os preceitos de um estilo de vida saudável, cercado de bons hábitos como alimentação equilibrada e cuidados com o corpo. A praticar esportes, o aluno desperta e desenvolve o gosto por uma vida com mais qualidade. 

 

Favorece o crescimento pessoal 

Cada pequena conquista ou até mesmo derrota, dentro do universo esportivo, como acertar um movimento, marcar um gol ou errar uma cesta, representa um misto de sentimentos que desenvolve a maturidade emocional da criança. Ajuda o aluno a lidar com suas vitórias e frustrações, e assim evoluir como ser humano. 

 

Trabalha a consciência corporal 

A prática da Educação Física permite ao aluno noções sobre os espaços e sobre o próprio corpo, seus limites e potencialidades. É, portanto, uma disciplina que faz com que ele possa reconhecer suas limitações e se propor a superá-las. 

 

O Colégio Integração dá uma atenção especial à Educação Física, desde os primeiros anos da Educação Infantil até o Ensino Médio. Porque acredita que a prática de esportes e atividades é fundamental para o crescimento físico e intelectual de todos. 

 Por isso, o colégio oferece a todos os alunos a possibilidade de praticar atividades extracurriculares, podendo escolher até 3 modalidades entre esportivas e culturais, sem nenhum valor adicional na mensalidade. 

 São aulas de natação, futebol, vôlei, entre outras modalidades. Valorizar o esporte é valorizar a vida, sempre. 

Faça o primeiro comentário a "A Educação Física e seus benefícios para os alunos "

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*