Qual o papel da escola no desenvolvimento das competências socioemocionais?

Qual o papel da escola no desenvolvimento das competências socioemocionais?

Ainda que existam incertezas sobre a modalidade de ensino possível (presencial, remota ou híbrida) durante a pandemia do coronavírus, de uma forma ou outra, o processo de ensino-aprendizagem precisa ter continuidade. O papel da escola no desenvolvimento das competências socioemocionais é compartilhado com as famílias e tem como objetivo potencializar a capacidade de aprendizado dos estudantes, especialmente no cenário e contexto atuais, onde aprender a lidar com os desafios cotidianos de forma emocionalmente equilibrada ganha maior relevância.

As habilidades socioemocionais colaboram com desenvolvimento das competências, possibilitando o trabalho com as emoções e os sentimentos de forma geral. Na escola é onde encontramos o momento e o espaço adequados para práticas importantes que exploram as diversas experiências vividas por cada aluno , tais como:  

  • Contar histórias; 
  • Compartilhar talentos; 
  • Promover aulas e oficinais, rodas de conversas sobre sentimentos, perdas, empatia e análise de comportamento de si; 
  • Incentivar e oportunizar ações sociais, voluntárias e solidárias; 
  • Espaço para desenhos e autorretrato. 

Todas essas atividades são propostas como parte de um projeto psicopedagógico que envolve aulas, troca de experiências entre os profissionais, apoio dos pais e muita dedicação e criatividade por parte dos professores

 

Qual o papel da escola nesse processo? 

Acolhimento é a palavra da vez para este ano letivo. A atenção direcionada à fragilização sócio emocional dos tempos de hoje, por conta da pandemia, é fundamental para o papel da escola no progresso pedagógico de toda a comunidade escolar.

Considerar e se questionar sobre como cada aluno absorveu os conteúdos disciplinares ao longo de 2020 é essencial, afinal a escuta ativa é um caminho e uma prática necessária para conhecer e atender às demandas futuras do processo de ensino-aprendizagem, coletivas e individuais.

Nesse sentido, saber quem são, como estão e qual o contexto social e familiar que estão vivendo traz clareza para compreender a perspectiva individual de cada estudante, contribuindo de forma relevante para o alcance dos objetivos pedagógicos.

Para saber mais sobre como o Colégio Integração atua no desenvolvimento das competências socioemocionais de seus alunos, conheça o LIV – Laboratório de Inteligência emocional. O programa de educação sócio emocional adotado pela escola para auxiliar o aluno a lidar com seus sentimentos e desenvolver diversas habilidades.

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