Robótica para crianças: conheça suas vantagens

Robótica para crianças: conheça suas vantagens

robótica para crianças

O ensino de robótica para crianças é uma iniciativa que promete se tornar cada vez mais comum entre as instituições de ensino. Do Brasil e do mundo.

Afinal, a tecnologia está mudando e se expandindo dia após dia. Além disso, está influindo diretamente na forma como as pessoas fazem seu trabalho. Hoje, a robótica é uma das tecnologias que estão mudando o cenário industrial mundial.

Por isso, é preciso levantar um ponto de discussão válido para as escolas: o que estamos fazendo para preparar nossa próxima geração para o futuro?

O Colégio Integração, assim como uma série de instituições, está fazendo a sua parte. Como? Introduzindo novos métodos de ensino, ferramentas e um currículo que ajudarão as crianças em sua vida pós-escola.

A robótica para crianças é um bom exemplo disso. Vamos agora mergulhar no mundo da robótica para crianças e entender porque esse conhecimento é essencial para o futuro.

O que é robótica?

Um robô é uma máquina ou dispositivo programado para executar certas tarefas, de acordo com o comando/entradas dado.

Então alguns robôs são especialmente projetados para fins científicos e de defesa, já que são capazes de fazer coisas que os humanos não podem fazer.

Como o robô Perseverance, que está ajudando a NASA a entender melhor como as coisas funcionam em Marte. Além disso, os robôs já estão sendo usados para trabalhar em condições mais severas aqui na Terra.

Um bom exemplo são os robôs que trabalham nas linhas de montagem da indústria automobilística. Robótica é o ramo da tecnologia que lida com o projeto, construção, operação e aplicação de robôs.

A Robótica é justamente o ramo da tecnologia que lida com o projeto, construção, operação e aplicação de robôs.

Considerando a profunda transformação que experimentamos nestes últimos anos, muito do nosso futuro terá uma parcela de robôs nas mais diversas funções.

Por isso, a robótica para crianças é uma das ferramentas para preparar essa nova geração para lidar com estes e outros desafios do futuro.

Quais são os benefícios da robótica para crianças?

Engana-se quem pensa que saber lidar melhor com robôs é a única vantagem de aprender este conteúdo desde cedo na escola.

No Integração, as aulas de robótica ensinam conceitos básicos de mecânica e eletrônica para desenvolver projetos reais e funcionais. O que incentiva as habilidades construtivas e o pensamento criativo.

De fato, a robótica para crianças traz uma série de benefícios – veja os principais a seguir:

Mais confiança

Programas de robótica para crianças são benéficos porque ajudam a construir confiança e fortalecer a autoestima.

Assim as crianças aprendem a ser confiantes em suas ideias e trazê-las à luz, às vezes literalmente. Pois eles percebem que podem fazer coisas que outras pessoas podem usar.

Dessa forma, isso faz com que eles se sintam confiantes de que estão contribuindo positivamente para o mundo ao seu redor.

Incentivo à perseverança

As crianças também aprendem a ter mais perseverança durante as aulas de robótica.

Afinal, os projetos raramente saem perfeitos logo na primeira vez. É assim que as crianças aprendem a continuar e nunca desistem. Não importa o quão difícil possa parecer.

Melhor aceitação das críticas

Outro benefício dos programas de robótica para crianças é aprender a aceitar críticas construtivas.

Pode ser difícil para pessoas de todas as idades ouvir que sua ideia pode não ser a melhor. Ou que é preciso consertar algo.

Porém, esses conselhos podem nos ajudar a ter sucesso. Assim as crianças aprendem a usar essas críticas a seu favor para melhorar seus projetos.

Mais concentração

A robótica incentiva o aprendizado prático, contribuindo para ajudar a melhorar os níveis de concentração e atenção.

Dessa forma, as crianças tendem a se comportar de forma mais interessada e participativa na sala de aula. Além disso, a robótica para crianças também pode ajudar a melhorar a concentração.

Melhora nas habilidades de programação

O ensino de robótica para crianças ajuda a introduzir o básico da programação para crianças.

Como a robótica é prática, as crianças geralmente acham interessante. Isso se reflete em mais facilidade para lidar com uma série de conteúdos mais complexos no futuro, como a matemática, a física e a química.

Incentiva o trabalho em equipe

Quando as crianças participam da aula de robótica, elas também aprendem a trabalhar juntas.

Muitas vezes, o fato das crianças trabalharem juntas em projetos faz com que aprendam a socializar e trocar ideias umas com as outras. Algo que também acontece nas aulas sobre empreendedorismo.

Esta é uma habilidade que eles podem usar a vida toda. Além disso, é algo muito valorizado em processos seletivos. Assim como um diferencial para cargos de liderança no futuro.

Qual é a idade certa para ensinar robótica para crianças?

Crianças se desenvolvem em diferentes estágios. Algumas crianças podem estar prontas para a robótica para iniciantes aos 6 anos. Enquanto outras lidam melhor com este conteúdo por volta dos 8 ou 9 anos.

Aqui no Integração, as aulas de robótica para crianças começam já na Educação Infantil. Assim, os alunos Integração começam logo cedo a se prepararem para um futuro altamente promissor.

Robótica para crianças: preparando-se para o futuro

Como você pode ver aqui, a robótica pode beneficiar crianças de muitas maneiras. Pois elas podem aprender habilidades que serão usadas por toda a vida, para fazer projetos incríveis.

Mas a robótica é apenas uma das inúmeras vantagens que o Colégio Integração oferece para um futuro bem-sucedido para os seus alunos. Agende hoje mesmo uma visita e descubra na prática com preparar seu filho ou filha para o futuro!

QUERO AGENDAR UMA VISITA!

Faça o primeiro comentário a "Robótica para crianças: conheça suas vantagens"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*