Segundo idioma: por que é importante aprender ainda na infância?

Segundo idioma: por que é importante aprender ainda na infância?

Aprender um segundo idioma na infância é importante – em qualquer idade, inclusive. Porém, as crianças podem se beneficiar mais de aprender outra língua em uma idade mais jovem.

Atualmente, muitos estudos apoiam o início da educação bilíngue no nível pré-escolar. Afinal, crianças pequenas são rápidas para aprender e assimilar uma nova língua. ‎

Além disso, há também muitos benefícios que as crianças podem obter quando aprendem uma segunda língua. Saiba mais a seguir!

 

Quanto mais jovem, melhor? ‎‎ ‎

Aprender uma nova língua envolve bastante esforço para qualquer pessoa, seja uma criança ou um adulto. Mas quanto mais jovem você é, mais fácil pode ser. Afinal, você se lembra de aprender a falar sua própria língua nativa? ‎

As crianças passam por um “período crítico” (acredita-se que ocorra dos dois aos sete anos de idade) onde há rápida formação neural.

Então uma criança de dois anos, por exemplo, tem o dobro de conexões cerebrais (“sinapses”) quando adulto. ‎

Pois os especialistas dizem que crianças que aprendem uma língua antes da adolescência são mais propensas do que os alunos mais velhos a alcançar pronúncia nativa.

Mais ainda: algumas pesquisas descobriram que as crianças têm uma habilidade inata de adquirir as regras de qualquer língua. Algo que infelizmente desaparece na idade adulta. ‎

Mas é importante que os alunos que estejam aprendendo um segundo idioma na infância contem ‎com recursos suficientes para permitir que eles se tornem fluentes. ‎Assim, a lição é aprendida e colocada em prática, o que ajuda a fixar todo este conteúdo no futuro.

Dessa forma, os alunos têm mais potencial de se tornarem adultos bilíngues com amplo domínio do idioma. Algo altamente benéfico – seja qual for a fase de sua vida.

 

Benefícios educacionais de aprender um segundo idioma na infância

Ser um adulto bilíngue pode ser um grande diferencial para o mercado de trabalho. Mas os benefícios de aprender uma segunda língua aparecem cedo também:

Notas mais altas

Inúmeros relatórios do setor comprovaram que os alunos que estudaram um segundo idioma na infância têm um desempenho muito melhor do que seus pares monolíngues.

‎Habilidades de leitura melhores e mais avançadas

Outros estudos, realizados pela Universidade de York, no Canadá, sugerem que o conhecimento das crianças sobre uma segunda língua lhes dá uma vantagem na hora de aprender a ler.

‎Maior confiança

As crianças estão sempre descobrindo coisas novas. Por isso, é mais fácil para elas aprender um segundo idioma.

Além disso, a atividade tende a ser mais divertida à medida que aprendem em atividades do tipo gamificadas. Essa realização também lhes dá a confiança que precisam para enfrentar outros desafios – acadêmicos e pessoais. ‎

‎Dá um impulso ao cérebro

Pesquisas sobre um segundo idioma na infância sugerem que a exposição a mais de uma língua é uma excelente maneira de flexionar os músculos cerebrais — e construí-los também!

Crianças bilíngues mostraram uma densidade significativamente maior de “matéria cinzenta” em seus cérebros.

Além disso, aqueles que foram expostos a uma segunda língua desde cedo provaram ter a massa mais cinzenta de todas. Algo bastante importante, já que a massa cinzenta é responsável pelo processamento de informações, incluindo memória, fala e percepção sensorial. ‎

‎Sotaque natural

As crianças estão sempre imitando o que ouvem. Pois eles são unicamente sintonizados com pequenas diferenças de tom e som. Então seus ouvidos sensíveis os ajudam a perceber e duplicar os sons complicados de adultos.

Por isso, aprender um segundo idioma na infância pode fazer com que os alunos possam falar com mais fluência, suavemente e de forma mais confiante frente aos nativos. ‎

‎‎Maior visão do mundo

Viajar para o exterior é uma experiência que pode beneficiar qualquer pessoa. Mas poder viajar e conhecer a língua do lugar que você está visitando lhe dá confiança para experimentar diferentes culturas.‎

‎Maior compreensão da primeira língua — incluindo um vocabulário maior e mais rico

Na maioria das vezes usamos nossa primeira língua com pouco pensamento para regras gramaticais. Então, ao ser capaz de comparar os dois, aprendemos mais do que jamais aprenderíamos como monolíngues.

Por isso, quem aprende um segundo idioma na infância conseguem reforçar conceitos e termos que aprenderam na outra. ‎

Construir e manter conexões culturais

Imergir em outras culturas e povos nos garante uma multiplicidade de vivências e pontos de vista que enriquecem nosso repertório pessoal.

Além disso, aprender mais sobre uma nacionalidade, história local e tradições pode reforçar muito dos conteúdos aprendidos durante as aulas em sala de aula.‎

Maiores oportunidades para a faculdade e carreiras

Atualmente, as universidades e o mercado de trabalho valorizam cada vez mais o conhecimento de mais de uma língua.

À medida que o processo de admissão se torna mais competitivo em todo o quadro, conhecer uma segunda ou uma terceira língua adiciona uma nova dimensão ao currículo de um candidato. ‎

 

‎Aprender um segundo idioma na infância pode transformar o futuro‎

‎Como você pode ver, aprender uma segunda língua oferece muitas vantagens para as crianças. Especialmente em termos de melhor capacidade comunicativa, desenvolvimento cognitivo e consciência cultural.

Nunca é cedo demais para iniciar seu filho no caminho da aquisição de segunda língua, então comece hoje! ‎

A dica é escolher uma instituição como o Colégio Integração, que possui uma sólida parceria com a rede de idiomas CNA.

Aqui os alunos têm acesso a uma metodologia de altíssima qualidade, disponibilizada para o ensino do inglês e espanhol. Além de uma série de outros conteúdos exclusivos.

Venha conhecer as vantagens de aprender um segundo idioma – e muito mais – aqui no Integração:

AGENDE SUA VISITA!

Faça o primeiro comentário a "Segundo idioma: por que é importante aprender ainda na infância?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*