Qual é o tempo de tela recomendado para cada idade das crianças?

Qual é o tempo de tela recomendado para cada idade das crianças?

A discussão em torno do tempo de tela por idade sempre foi pautada pelos perigos que o uso excessivo dos dispositivos poderia gerar no desenvolvimento infantil.

Com o crescente uso dos eletrônicos, cada vez mais o pais têm se preocupado com o tempo de exposição das crianças diante das telas. O fato ganhou ainda mais atenção com a chegada da pandemia e a consequente migração das atividades para o mundo digital, trazendo com isso uma grande dúvida sobre qual o tempo ideal de tela para cada idade. 

 

O que significa a expressão “tempo de tela por idade”? 

Ela faz referência ao tempo de utilização dos dispositivos digitais, como celulares, computadores, tablets e videogames.  

Há algum tempo, havia uma estimativa sobre o tempo ideal de tela. No entanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria, em maior de 2020, reviu esse período, reconhecendo a importância desses aparelhos para a formação das crianças.  

A mudança levou em consideração os benefícios que a tecnologia oferece para o aprendizado, tanto em casa quanto na escola. Entre eles podemos destacar o desenvolvimento da linguagem e o estímulo à criatividade.  

O principal aspecto das novas recomendações, portanto, não está relacionado diretamente com a quantidade de tempo que a criança fica exposta aos meios digitais, e sim à qualidade do que ela acessa. 

Fazer a avaliação e o controle do que é interessante e construtivo para a criança, pode ser por vezes uma tarefa difícil de realizar. Por isso, aqui vão algumas dicas de como manter uma relação saudável da criança com os equipamentos digitais.   

 

É preciso impor limites

Para evitar o excesso de uso, é importante adotar algumas regras para a utilização das telas. As mais indicadas são não acessar durante as refeições, em momento com a família e duas horas antes de dormir 

 

Preste atenção no que a criança acessa 

O constante monitoramento dos sites e redes sociais que seu filho acessa é fundamental para evitar superexposição e conversas com desconhecidos.  

 

Incentive atividades fora das telas

Atividades como jogos de tabuleiros, brincadeiras que movimentem o corpo e outras que trabalhem a imaginação fora dos meios digitais, como ler livros, continuam sendo essenciais para a formação da criança. Propor tais alternativas também ajuda seu filho a sair do ambiente digital. 

É consenso que os meios digitais chegaram para ficar e são hoje uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento cognitivo da criança. É preciso, porém, chegar a um equilíbrio saudável para esta relação com as telas. Não é um processo fácil e o Colégio Integração oferece total suporte aos pais nesse desafio. 

Faça o primeiro comentário a "Qual é o tempo de tela recomendado para cada idade das crianças?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*