A área da educação, assim como todas as outras, sofreu um grande baque no início de 2020, com a ocorrência da pandemia do coronavírus e todas as suas consequências, principalmente as medidas de isolamento social.
Essa transformação que alterou a rotina de alunos, pais e professores, de certa maneira, contribuiu para acelerar algumas mudanças que já vinham acontecendo de forma gradativa no segmento acadêmico. Tendências que ganharam ainda mais força e que, com a volta de parte da normalidade, continuarão presentes na vida escolar.
Em termos gerais, o futuro da educação proporcionará ao estudante uma formação muito mais ampla e completa, que desenvolverá não só competências nas áreas do conhecimento, mas, também, a relação produtiva com a tecnologia e os aspectos psicoemocionais, sociais e éticos.
Veja a seguir algumas das tendências que já estão desenhando o futuro da educação:
Gamificação
A chamada gamificação é a utilização dos jogos no processo de ensino, que contribui para acabar com a visão de ensino engessado e metódico, tornando o aprendizado mais leve, divertido e contextualizado. Vai ao encontro da vida atual dos alunos, movimentada, dinâmica, bastante conectada e repleta de informações.
Através dos games, é possível com mais facilidade transmitir conhecimentos, auxiliar a assimilação de novos saberes, e discutir exemplos fictícios e reais.
Salas de aula virtuais
Tendência que já se tornou realidade por conta da quarentena, as salas de aula virtuais consistem em plataformas online nas quais os alunos podem acompanhar o conteúdo de cada matéria de forma remota e com a possibilidade de assistir às aulas quantas vezes desejar.
Elas também podem ser acessadas pelos alunos para tirar dúvidas, realizar estudos mais aprofundados e até mesmo fazer resumos do conteúdo para as avaliações. É, portanto, uma ferramenta cada vez mais considerada indispensável para a educação do futuro.
Inteligência artificial
Com o objetivo de aproximar e acostumar os alunos à atual realidade tecnológica do mundo, a inteligência artificial trabalha as inovações dessa área disponíveis na sociedade. Seu desenvolvimento permite não só a familiarização e o uso otimizado de aparelhos, programas, softwares e recursos digitais no estudo das diferentes áreas de conhecimento, mas a compreensão do processo de criação, desenvolvimento e funcionamento desses elementos.
Outro aspecto importante é a possibilidade de utilizar esses equipamentos em sala de aula, como forma de complementar o conteúdo dado pelo professor, através de pesquisas, uso de material audiovisual e de experiências virtuais (como a realidade aumentada).
Aprendizagem colaborativa
A aprendizagem colaborativa contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno dentro do ambiente educacional. Ajuda a despertar nele atitudes proativas, para que não fique apenas sentado na carteira esperando o professor dar a matéria de maneira expositiva. Ele é incentivado a participar e se envolver intensamente com o conteúdo.
Nesse contexto, a aprendizagem colaborativa envolve a realização de debates, reflexões, investigações, pesquisas, leituras em grupo e muitas outras atividades que permitem uma imersão dos estudantes no assunto a ser estudado. Permite, portanto, que o aluno desenvolva uma maior capacidade crítica para analisar os conteúdos, levantar pontos de vista diferentes, pensar em alternativas para a sua aplicação na atualidade etc.
É importante salientar que é fundamental também a adaptação por parte das instituições de ensino. O Colégio Integração está constantemente atualizado com as inovações do processo pedagógico e mantém um corpo docente experiente, especializado e preparado para acompanhar essas tendências.
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