Você sabe qual é a diferença entre um filho obediente e um filho cooperativo?

Você sabe qual é a diferença entre um filho obediente e um filho cooperativo?

Muitos pais talvez nunca tenham parado para pensar sobre essa questão: a diferença entre obediência e cooperação. Tampouco, chegaram à conclusão de qual atitude é a melhor para seu filho.

Muitos pais talvez nunca tenham parado para pensar sobre essa questão: a diferença entre obediência e cooperação. Tampouco, chegaram à conclusão de qual atitude é a melhor para seu filho.

A decisão passa antes pela informação. O conceito de obediência, por exemplo, está relacionado a submissão, que é um comportamento baseado na aceitação de ordens vindas de uma figura de autoridade, sem espaço para reflexão. A ordem é dada e aceita.

Esse modelo de criação, geralmente, acarreta a formação de adultos com dificuldades de tomar decisão sozinhos, desencorajados, passivos e dependentes da opinião (e aprovação) das outras pessoas.

Já o conceito de cooperação incentiva a participação da criança no processo, fazendo com que ela compreenda o que é proposto e o sentido de suas ações. Na educação cooperativa, as opiniões e decisões da criança são valorizadas, o que favorece a construção da sua personalidade.

É importante refletir sobre os nossos próprios valores e redirecionar a educação dos pequenos para o respeito, a autonomia, o cuidado e a responsabilidade. A seguir, entenda melhor a diferença entre ter um filho obediente e um cooperativo, e confira dicas sobre como ajudá-lo a desenvolver comportamentos saudáveis.

 

Mas, então, o que é melhor para a educação da criança: cooperação ou obediência?

Você já viu que a educação baseada na obediência faz com que o adulto tome a decisão pela criança, sem envolvê-la no processo. E o que é mais grave, sem levar em consideração seus sentimentos e necessidades. Como falado anteriormente, esse modelo educativo favorece a criação de adultos passivos, desacostumados à reflexão.

Analisando mais profundamente, o modelo que trabalha a obediência faz com que a criança, para ser amada, aceite a ordem sem questionamentos.

Na educação cooperativa, os princípios da autodisciplina, autonomia, respeito e responsabilidade são fortemente trabalhados. As decisões são tomadas pela criança a partir do entendimento do que é pedido. Sem receio de punição ou de perda de afeto dos pais.

Portanto, o modelo de educação baseado na cooperação mostra-se como uma opção muito mais valorosa e benéfica para a formação da criança, contribuindo para comportamentos saudáveis.

 

Desenvolvendo a educação cooperativa com os pequenos

Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar você a adotar uma educação baseada na cooperação. Lembramos que o primeiro e fundamental passo para isso é ensinar através do exemplo, com atitudes simples e constantes.

 

Dialogue com seu filho

Estimule o diálogo aberto, procure escutar mais do que falar e incentive a reflexão, tanto da criança quanto a sua.

 

Deixe a criança expressar suas emoções

Ao contribuir para que a criança expresse suas emoções e pensamentos, você está ajudando-a a construir e fortalecer sua personalidade.

 

Reforce o autocuidado

Ajude seu filho a compreender que cuidar de si mesmo é tão ou mais importante que cuidar dos outros. Principalmente quando você ou outro adulto for pedir algo a ele.

 

Imponha limites

Esta dica é fundamental para que a criança aprenda a conviver com as diferenças, respeitando o espaço das outras pessoas.

 

Eduque valorizando a participação da criança

Uma boa dica para esse item é incentivar a participação da criança nas atividades domésticas, aproveitando para explicar sobre colaboração e responsabilidade.

 

Filhos cooperativos têm muito mais chances de se tornarem adultos respeitosos, independentes e com maior poder de autonomia e reflexão. Esse é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa, compreensiva e solidária, onde as relações são baseadas na empatia, na responsabilidade e na ética.

 

Faça o primeiro comentário a "Você sabe qual é a diferença entre um filho obediente e um filho cooperativo?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*