Administrando os conflitos entre mãe e filha adolescente.

Administrando os conflitos entre mãe e filha adolescente.

Mãe e filha adolescente representam uma relação intensa que muitas vezes pode ser conflitante, chegando, inclusive, a afetar a saúde emocional de ambas. Essa característica de relacionamento é comprovada através de estudos, que revelam maior propensão da filha adolescente a brigar com os pais, quando comparada ao filho adolescente.

O assunto é complexo e polêmico por natureza. Alguns psicólogos tratam essa relação entre mãe e filha como uma questão de ambivalência de sentimentos e afetos, que mesmo contraditórios, andam juntos. Os motivos são diversos. Vão desde o contraste de personalidades, passando pela superproteção, comparações entre si e até mesmo pelo choque de gerações.

Se você mãe de uma adolescente, em primeiro lugar, é necessário levar em consideração as atribulações, os medos e as transformações que a adolescência naturalmente traz. A partir daí, analisar se a relação entre vocês está saudável ou não. Caso não esteja, aqui vão algumas dicas que podem ajudar.

 

Muito diálogo e muita serenidade

Para começar, evite os interrogatórios. Sob o argumento da proteção, é muito comum que a mãe invada a individualidade da filha, enchendo-a de perguntas e questionamentos. Mas é preciso compreender que nem sempre a menina está disposta a falar o que está acontecendo em sua vida. É aí que entra o diálogo.

Promover o diálogo vai além de apenas conversar quando há um problema. Consiste em ter uma comunicação aberta e constante, compartilhando assuntos do mesmo interesse, anseios e experiências. Naturalmente, a adolescente se sentirá segura e disposta a conversar sobre outros temas.

É claro que haverá discussões. Quando acontecer, procure manter o diálogo com respeito e sem agressões verbais. Mantenha o controle emocional e mantenha o foco no problema real. Pondere e reconheça a maturidade da sua filha.

 

Coloque-se no lugar da sua filha, sem julgá-la de forma precipitada

Mãe também já foi adolescente. Sabe que essa é uma fase de descobertas e experiências que, muitas vezes direcionam a decisões equivocadas, bem diferentes daquelas que os pais tomariam. Por isso, é importante compreender esse processo, evitar as críticas e os julgamentos.

Procure adotar uma postura de empatia, coloque-se no lugar da sua filha, tente compreender o lado dela. Essa atitude permitirá que vocês dialoguem mais e melhor, fortalecendo os laços de confiança.

 

Evite e amenize situações de disputa

Esse talvez seja um dos pontos mais delicados da relação entre mãe e filha. Muitas vezes, de forma inconsciente, elas entram em competição para conquistar seu espaço ou ser o centro das atenções da casa, geralmente do pai também. Nessas situações, pode haver sentimentos de ciúmes e inveja.

O seu papel como mãe é fundamental para evitar esse tipo de conflito. O primeiro passo é lembrar que você é uma pessoa adulta, enquanto a sua filha ainda é uma adolescente. Cabe a você compreender essa confusão de sentimentos e evitar que eles se intensifiquem.

 

Aproveite bem o tempo que estiverem juntas

Quanto mais proveitoso for o tempo que mãe e filha passarem juntas, melhor será o relacionamento entre elas. Por isso, procure estimular e valorizar essa conexão, através da realização de atividades do mesmo interesse. Ou até mesmo de interesses que não são tão em comum: pode partir de você o incentivo de participar de atividades que a sua filha gosta, como prova de atenção e carinho.

A relação mãe e filha é, sem dúvida, uma das mais complexas que existem. Envolve diversas questões, não apenas físicas e psicológicas, mas também sociais e culturais. Por outro lado, é um laço poderoso de amor, carinho e amizade, que sempre será mais forte que qualquer conflito.

 

Faça o primeiro comentário a "Administrando os conflitos entre mãe e filha adolescente."

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*