Como falar sobre educação financeira com as crianças

Como falar sobre educação financeira com as crianças

No final de 2020, a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo realizou uma pesquisa que apresentou um dado preocupante: 70% dos brasileiros estão endividados!  

Esse resultado é o reflexo de fatores como as contínuas crises econômicos e a desigualdade social. Mas não podemos deixar de mencionar outro fato importante que contribui para o problema: a falta de educação financeira do brasileiro. 

Para formar adultos conscientes e organizados quanto as suas finanças, é essencial que o assunto seja abordado desde cedo, apresentando aos pequenos algumas características do mundo financeiro. Veja a seguir algumas dicas. 

 

1. Comece a falar bem cedo, dos 3 aos 6 anos

O tema pode ser trabalhado com a criança recebendo pequenas quantias em dinheiro para que ela possa comprar um brinquedo ou doce. Dessa forma, ela começará a entender o valor das coisas. 

Outra dica é presenteá-la com um cofrinho, estimulando-a a guardar a moedas e notas. 

 

2. Incentive o gosto pelos números, através da matemática

Para ter uma boa relação com as finanças, é preciso gostar e ter familiaridade com os números. Os jogos matemáticos na infância são grandes aliados nesse processo, pois ensinam e divertem ao mesmo tempo. 

 

3. Ensine sobre remuneração

A melhor maneira de ensinar sobre o valor do dinheiro é explicando de onde ele vem. Fale com seu filho sobre remuneração e a necessidade de trabalhar para receber o salário. 

Além disso, você pode ir além e incentivá-lo a conquistar seu próprio dinheiro, fazendo tarefas simples ou até mesmo vendendo brinquedos que não são mais utilizados. 

 

4. Adote a prática da mesada

A mesada é uma ótima oportunidade para a criança aplicar as primeiras noções de poupança e planejamento financeiro. 

Ao dar a mesada, fale para seu filho anotar os gastos, guardar uma parte do que recebeu e colocar metas para utilizar o dinheiro economizado – como comprar um brinquedo mais caro ou realizar um passeio com a escola. 

A mesada já pode começar a ser aplicada a partir dos 7 anos, idade que a criança já tem mais noção do dinheiro. 

 

5. Deixe a criança participar das informações financeiras da casa

Ao participar do planejamento financeiro da casa, a criança entende melhor sobre receitas e despesas, a importância de pagar as contas essenciais, cortar gastos supérfluos quando necessário e até mesmo definir o que fazer com o dinheiro economizado. 

 

6. Faça compras de supermercado com o seu filho

É uma verdadeira aula prática de economia! Faça a lista de compras e deixe com o seu filho, junto com um determinado valor. Fale que tudo precisa ser adquirido com aquela quantidade de dinheiro. É uma forma interessante de calcular gastos e fazer economia. 

Outra alternativa é separar uma quantia para seu filho comprar o que deseja. Com isso, ele desenvolverá autonomia, habilidade de comparar preços e raciocínio lógico para analisar opções, antes de tomar a decisão de compra.  

Faça o primeiro comentário a "Como falar sobre educação financeira com as crianças"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*