7 dicas para lidar com notas baixas no boletim

7 dicas para lidar com notas baixas no boletim

This is too hard

Lidar com ​o assunto notas no boletim pode ser algo bem desafiador – tanto para as crianças quanto para os pais e responsáveis. Afinal, quando uma nota baixa deve ser motivo de alerta?

Neste artigo, traremos algumas dicas úteis para que todos possam administrar melhor as preocupações com esse tema. Respire fundo e siga na leitura para saber mais.

Lidando com as notas baixas no boletim – e seus impactos

Existem muitos motivos ligados às notas baixas na escola. Por isso, é importante ter uma abordagem mais global sobre a questão, compreendendo todas as nuances desse quadro.

Assim, fica mais fácil não só encontrar soluções, mas garantir que elas sejam verdadeiramente efetivas. Saiba mais nos próximos tópicos:

1) Garanta uma boa comunicação com a escola

Reserve cinco minutos semanais para se comunicar com o professor da disciplina onde a dificuldade está aparente. Seja por telefone, e-mail ou até pessoalmente.

O objetivo é se familiarizar com a vivência do seu filho nesta disciplina e acompanhar sua atenção em sala de aula de uma maneira geral. Esse tipo de abordagem permite identificar a dificuldade com mais clareza.

2) Ouça o que seu filho tem a dizer 

Participar da vivência escolar do seu filho é também ouvi-lo sobre suas dificuldades, preferências, frustrações e expectativas.

Às vezes uma conversa acolhedora pode transformar insegurança em motivação e, a partir daí,trazer mudanças comportamentais que favoreçam o interesse e o aprendizado.

3)Observe se a nota baixa indica uma tendência ou se mostra pontual

Se você está notando uma tendência, pode ser importante considerar a consulta de uma avaliação especializada sobre o desempenho escolar do seu filho.

Um profissional poderá analisar se há algum gatilho ou preocupação emocional, comportamental ou de aprendizagem que esteja afetando seu desempenho escolar com consequências negativas nas notas.

4) Revise boletins de bimestres e séries anteriores

É muito comum que dificuldades escolares do passado reapareçam conforme os conteúdos se aprofundam. Vale então revisar os boletins anteriores e ficar de olho em obstáculos de aprendizagem persistentes.

Pois é normal que as crianças tenham menos afinidade com uma matéria específica desde o início da vida escolar, então esse cuidado permite que você observe melhor a dificuldade e encontre a solução mais eficaz.

5) A solução deve ter a participação do aluno 

É muito importante envolver o aluno na elaboração da solução.

A ocasião é perfeita para lembrá-lo de que esta é uma oportunidade de aprendizado única para conquistar autonomia e se organizar para o futuro.

6) Destaque e celebre as notas boas

Assim como as notas baixas, as notas boas também merecem atenção!! É sempre importante destacar e elogiar um desempenho bem sucedido e todas as vitórias e avanços alcançados. Além de mostrar apoio e orgulho, o reconhecimento é um forte aliado na construção da auto confiança e da auto estima da criança.

Leia também: A importância do ‎aprendizado social e emocional ‎na escola

7) Conte com o apoio da escola 

A escola certa atua como a parceira ideal para pais e alunos enfrentarem obstáculos durante o processo de ensino-aprendizagem.

O Colégio Integração é referência de ensino de qualidade em toda a Baixada Santista, não apenas pela sua ampla e moderna infraestrutura e metodologias pedagógicas avançadas, mas principalmente pelo seu projeto pedagógico diferenciado e único na região.

Com disciplinas inovadoras e exclusivas como o Garagem 21, o Garaginha, o Laboratório de Inteligência de Vida – LIV e uma série de atividades voltadas para o pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas e habilidades  emocionais dos alunos,  pais e filhos encontram acolhimento e apoio para superar os desafios que acompanham a complexa  trajetória da vida escolar.

Para saber mais sobre esse é outros assuntos, fale com a gente hoje mesmo!

Faça o primeiro comentário a "7 dicas para lidar com notas baixas no boletim"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*